Pensando nisso, a Oficina de Inverno traz esse guia onde são respondidas várias dessas dúvidas sobre os tipos de blusa de lã e a forma correta de conservar a peça.
ENTENDA COMO A LÃ FUNCIONA
A lã é um tipo de fio que pode ser natural ou sintético, dependendo da matéria-prima utilizada na sua produção. A lã natural é obtida a partir do pelo animal (seja carneiro, cabra, alpaca…) e tem o toque mais macio, além de ser reguladora térmica. Isso significa que a lã natural isola o calor no inverno e se adapta no calor do verão.
No entanto, um fator acaba gerando confusão: existe a chamada lã acrílica, que é um tipo de lã condensada produzida com componentes sintéticos. A lã acrílica imita a textura da lã natural, tem alto poder de aquecimento e um excelente custo benefício, já que tem um custo de produção menor. Ao adquirir um produto, você pode observar a composição para saber o tipo de lã que é usada na fabricação da peça.
Em geral, a blusas de lã acrílica podem ser: combinação da lã natural com o fio sintético ou apenas lã acrílica. A cacharrel Beville, por exemplo, é produzida com 100% de lã acrílica. Já a nossa blusa de tricot frente com pelos sintéticos é produzida com acrílico e poliamida. Um outro fator interessante de mencionar é a elasticidade desse fio, que faz com que as peças não fiquem “esticadas”. É preciso ter cuidado com as peças de lã, já que elas estão mais propensas à formação de pilling (as terríveis “bolinhas”).
TIPOS DE BLUSAS DE LÃ
A partir da fibra – pelo do animal, por exemplo – é produzido o fio, que por sua vez é utilizado para confeccionar as roupas. Em geral, a lã – assunto desse post – é utilizada para produzir peças de tricot. Como sabemos, esse tecido é a cara do inverno e um dos mais lembrados quando o assunto é proteção contra o frio.
Além dos diversos tipos de lã, a blusa pode ser de diferentes modelos também. Na Oficina de Inverno alguns merecem destaque:
TUBETE
A tubete Texarkana da Oficina de Inverno é uma sem mangas, produzida com lã acrílica canelada, tendo como característica um fio encorpado. Essa peça é ideal para ser usada na primavera, quando o frio é ameno, combinada com um casaco mais leve. Apesar de não ter mangas, também pode ser usado em temperaturas mais baixas, desde que você utilize as camadas de roupa corretamente!
GOLA ROLÊ
A blusa gola rolê é um clássico no inverno! Isso porque além de proteger o tronco e os braços como a blusa já faz, ela apresenta uma gola quentinha que protege também o pescoço. Por isso é tão importante levar uma peça desse tipo na mala.
A blusa cacharrel Beeville é outra queridinha no quesito gola rolê. Disponível em várias cores, ela complementa o look com estilo sem por isso deixar de proteger contra o frio.
BLUSA DE MANGA LONGA
Esse é o modelo mais tradicional das blusas de lã. Com mangas compridas, ela é ideal para ser usada com casacos.
CUIDADOS COM A BLUSA DE LÃ
Por serem feitas com um tecido mais delicado, as blusas de lã demandam um cuidado extra que vai desde a lavagem ao armazenamento das peças.
O tricot pode ser facilmente deformado se lavado erroneamente. Para evitar esse tipo de problema, a Oficina de Inverno sempre indica a lavagem de peças de tricot na lavanderia. Caso opte por lavar a peça em casa, não utilize máquina de lavar e tampouco a centrifugação/secagem.
Além disso, é essencial estar atento à forma como você vai guardar a peça, dobrando com cuidado.
No caso do tricot produzido com lã acrílica, temos uma dica do Mamute pra você: a fricção (atrito + calor) é o que provoca o aparecimento do pilling (bolinhas) na maioria das vezes. Por isso, você deve notar que não só durante o uso da peça, mas também na hora de lavar que a peça pode ser danificada. Sobrecarregar a máquina ou colocar tecidos de composições muito diferentes na mesma lavagem não é recomendado. Isso pode fazer com que haja quebra das fibras e apareça o pilling.
Ainda restam dúvidas sobre a blusa de lã? É só falar conosco nos comentários ou pelo Instagram. Há sempre um Mamute a postos para te ajudar!