Desde o início da Oficina de Inverno falamos sobre isso e aconselhamos os clientes que visitam o iglu. Luiz Henrique Machado, intercambista que vive em Portugal, conversou com a gente e falou da extrema importância da roupa térmica – uma espécie de segunda pele, a principal camada de proteção no inverno – para ficar bem protegido nas estações frias. Muita gente se encanta pelas lindas jaquetas e casacos ou os cardigans e acessórios, e acaba não prestando atenção nessa parte importante do vestuário de frio responsável pelo isolamento térmico. Ou, acontece bastante também, muitas pessoas desconhecem essa regra de ouro salvadora de viagens.
Mas por que é tão importante se vestir em camadas no frio? Não é difícil de entender. É uma espécie de passo a passo onde cada etapa complementa e melhora o trabalho da etapa anterior para chegar ao resultado mais desejado: não passar frio!
PRIMEIRA CAMADA
Desde as coisas mais simples às mais complexas do seu dia você precisa de um planejamento, não é mesmo? Para a escola, o trabalho, uma viagem, uma festa… Não é diferente quando se fala em vestuário para o inverno. Pense no uso da primeira camada, a da roupa térmica, como uma “preparação” para as outras camadas e peças escolhidas por você.
O aquecimento deve ocorrer de dentro para fora, já que o calor do corpo pode e deve ser aproveitado para evitar que a temperatura do ambiente – às vezes congelante! – seja sentida. Por isso, é necessário investir nos casacos e acessórios sem esquecer da roupa térmica. Do contrário, todo o tempo para escolher e dinheiro investidos em um casaco bonito e aconchegante serão em vão.
Além disso, com uma boa roupa térmica você pode economizar espaço na mala, já que ela por si só já proporciona boa parte do aquecimento necessário para enfrentar baixas temperaturas. Para uma proteção completa, use a roupa térmica aliada a meias e luvas térmicas.
SEGUNDA CAMADA
Após essa “preparação”, que nada mais é que a primeira camada de roupa, você vai agora para a segunda camada. Aqui você vai garantir que o trabalho realizado pela primeira camada seja reforçado. O ideal é usar peças de manga longa produzidas com tecido acrílico, lã ou cashmere. As escolhas devem ser guiadas pela temperatura do seu destino de viagem e não devem fazer com que você muito suado. O suor tende a reduzir a temperatura corporal.
No caso das calças, nada de jeans! Este é um tecido poroso e por isso permite a entrada do vento e frio, tudo que não queremos. Opte por calças de acrílico, veludo, ou tecido grosso com strech.
Para reforçar as meias e luvas térmicas – e caso a temperatura local peça esse reforço – use luvas e meias de lã ou acrílico, como a Luva Mônaco.
TERCEIRA CAMADA
Por fim, a terceira camada irá proteger você de fatores externos além do frio, como o vento e a umidade. Esta camada dificulta a entrada do frio no corpo e, por isso, deve trabalhar em conjunto com as primeiras camadas, que retém o calor do corpo. Não é à toa, é a primeira que vem à mente quando pensamos em roupas para o frio – aqueles casacos grandes e quentinhos! Aqui você vai completar a jornada das três camadas, com casaco (ou jaqueta), bota – reforçadas com as palmilhas de lã –, cachecol e gorro.
Ainda restam dúvidas? Conte para a gente nos comentários ou no Instagram que estamos a postos para ajudar! Se você procura uma consultoria completa, fale conosco aqui.