São 21 motivos para conhecer Boston e Cambridge. Neste post, contamos também com algumas dicas da Mamute Júlia Evangelista, cofundadora da Oficina de Inverno. Você pode conferir os highlights da última viagem dela à Boston aqui. Vem com a gente e conheça melhor cada um deles!
O que fazer em Boston e Cambridge
Vídeo publicado pelo canal Expedia, no YouTube
Uma dica: para aproveitar alguns locais da cidade, como a pista de patinação no gelo no parque Boston Common (que você verá a seguir), viajar no inverno é essencial. Vale lembrar que a estação no hemisfério Norte começa em meados de dezembro e vai até março. Dito isto, vamos então às dicas do que fazer em Boston e na vizinha Cambridge!
1. Freedom Trail
Vídeo publicado pelo canal Tony Florida, no YouTube
Uma boa forma de começar a viagem em Boston é com a Freedom Trail. Neste itinerário, você vai passar por uma série de importantes pontos históricos na cidade. São igrejas, museus, parques, dentre outros locais que apresentam fatos importantes da história da cidade e dos Estados Unidos. Há tours guiados feitos por guias fantasiados, também como um retrato da época. A Mamute Júlia explica que o trajeto é demarcado no chão com tijolinhos e placas que indicam quando você chega em um novo ponto da rota. Vamos abordar alguns dos principais pontos turísticos da Freedom Trail separadamente na lista abaixo para quem não quer fazer esse itinerário. Veja aqui o mapa da Freedom Trail (disponibilizado no site oficial).
“A parte mais legal do Freedom Trail é que você acaba rodando por toda a cidade: vê uma parte dos parques, uma parte do Centro, uma parte mais histórica”, afirma a Mamute Júlia.
2. Boston Common
Importante parque público da cidade localizado em Beacon Hill, o Boston Common é um dos parques mais antigos dos Estados Unidos. Com o Boston Common Frog Pond, há atividades para fazer no local em todas as estações do ano. Para quem está viajando no inverno, uma boa pedida é patinar no lago congelado e aproveitar ao máximo o frio que amamos!
3. Jardim Público de Boston
O Jardim Público de Boston (Public Garden), fundado em 1837, foi o primeiro jardim botânico dos Estados Unidos. O local é mais uma prova da qualidade dos espaços públicos desta cidade. Além do jardim em si, há uma série de outros espaços interessantes, como os monumentos, lagoa e fontes. Na primavera, como não poderia deixar de ser, fica ainda mais especial!
4. Massachussets State House
Sede do governo estadual desde 1798, o Massachussets State House é um dos inúmeros pontos históricos da cidade e um dos mais importantes, por motivos óbvios. O prédio abriga os poderes executivo e legislativo do estado de Massachussets.
5. Quincy Market
Parte do Faneuil Hall Market Place, o Quincy Market foi aberto ao público em 1826, idealizado pelo prefeito da cidade à época, Josiah Quincy. Em termos de arquitetura, possui o estilo que lembra aquele da Grécia Antiga. Ali você vai encontrar uma variedade oferta de produtos e alimentação – não deixe de provar a Boston cream pie. Mesmo se fazer compras não está no roteiro, vale a pena passar por lá. Mercados públicos são uma boa forma de conhecer a vida local em qualquer cidade.
“Esses mercados de comida são aquela perdição para quem gosta das coisas. É tudo fofinho, as lojas são super específicas, então tem desde uma loja que só vende cookie gigante até, pra quem quiser, suco natural”, conta a Mamute Júlia.
6. Biblioteca Pública de Boston
Localizada ao lado da Copley Square, na área de Back Bay e em funcionamento desde 1848, a Biblioteca Pública de Boston (Boston Public Library) é uma daqueles locais obrigatórios na cidade. Vale a visita tanto pela estrutura da biblioteca como por aquilo que ela oferece: um local acessível para boas horas de contato com o conhecimento. Não deixe de visitar!
7. Passeio de catamarã por Boston
Quer conhecer a cidade de Boston por uma outra perspectiva? Que tal um passeio de catamarã? Há diversas opções de empresas prestando o serviço na cidade. É o caso, por exemplo, do Boston Harbor Cruises. Um divertido passeio pelas águas do oceano Atlântico e de quebra, você pode observar baleias no Stellwagen Bank National Marine Sanctuary, um santuário marinho onde há também outras espécies de animais, como golfinhos. Para o tour que inclui a observação de baleias, separe pelo menos meio dia do seu roteiro apenas para isso. Outra opção bem legal é fazer o passeio no fim da tarde e curtir o pôr-do-sol.
8. New England Aquarium
Vídeo publicado pelo canal New England Aquarium, no YouTube
Por falar em observação de baleias, uma visita ao New England Aquarium é uma boa pedida para quem curte esse tipo de passeio. O local, que recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, está aberto ao público desde 1969. Uma coisa muito legal dessa instituição é que ela realiza um forte trabalho informativo, que aproxima o visitante desse tipo de conhecimento. Boa opção para levar as crianças em Boston!
9. Fenway Park
Boston não é só um local com forte verve universitária, como também tem o seu espaço para os esportes. Um dos principais exemplos é o Fenway Park, o estádio de beisebol do time local, o Boston Red Sox, desde 1912. Para quem gosta dos esportes norte-americanos é uma boa opção de passeio, além de ter uma experiência que é a cara dos locais.
10. Boston Harbor Islands National and State Park
Formados por diversas ilhas do porto de Boston (34 para sermos mais exatos), este parque é mais uma prova da vocação marítima desta cidade e da valorização da sua própria geografia. Aproveite para fazer piquenique, caminhar, fazer um passeio de bicicleta… No inverno, haverá vento frio, então esteja preparado com um casaco corta-vento. Localizado há alguns minutos do centro da cidade, o Boston Harbor Islands National and State Park é puro contato com a natureza!
11. Museu da Ciência
Vídeo publicado pelo canal DocumentariosCiencia, no YouTube
O Museu da Ciência (Museum of Science) mais uma opção super bacana para visitar com as crianças. Misturando ciência e diversão, abordando diversas áreas da ciência, é uma boa pedida para os pequenos na cidade.
12. Trinity Church
O 12º ponto da nossa lista é a Trinity Church, ou Igreja da Trindade, outro local importante em Back Bay. Fundada em 1733, é frequentada por milhars de fiéis da Igreja Católica. Para além dos propósitos religiosas, vale a visita pela beleza desta construção.
13. Louisburg Square
No bairro de Beacon Hill, uma área prestigiada da cidade, você vai encontrar a Louisburg Square, gerenciada pelos próprios moradores da área. Cercada por residências de tijolinho aparente, uma das marcas de Boston. Faça o passeio a pé e conheça melhor esta adorável região da cidade!
14. Acorn Street
Ainda em Beacon Hill, não deixe de visitar Acorn Street, uma das ruas mais famosas e fotografas de Boston. Embora não agrade muito os moradores da área, conforme aponta esta matéria do Boston Globe, um pulo até lá pode lhe render um belo registro de um dos pontos mais icônicos da cidade.
15. John F. Kennedy Presidential Library and Museum
Dedicada ao ex-presidente americano, John F. Kennedy, a biblioteca funciona também como museu dessa que foi uma das figuras mais importantes da política americana. Assassinado em 1963 em um carro onde encontrava-se com a esposa Jacqueline Kennedy, mais conhecida como Jackie, a biblioteca busca homenagear e preservar a memória do político americano. Aliás, fica aqui uma dica sobre essa história: o filme “Jackie“, disponível na Netflix.
16. Museu de Belas Artes
O Museu de Belas Artes, criado em 1870 e inaugurado em 1876, é um espaço que abriga obras de arte de diferentes épocas e estilos (elas estão divididas por alas). Um dos museus mais importantes do país neste segmento, com um acervo que compete com o Metropolitan Museum, em Nova York – falamos do Met neste post. O local também conta com um programa educacional, com opções de mestrado e doutorado. Certamente um passeio cheio de cultura em Boston!
17. Brattle Book Shop
Essa dica esperta também vem da viagem da Mamute Júlia Evagelista, cofundadora da Oficina de Inverno. Brattle Book Shop é um antigo sebo da cidade de Boston, em funcionamento desde 1825. São três andares de livros usados e raridades. Para quem gosta de ler, o local é um verdadeiro achado!
18. Museu Isabella Stewart Gardner
O Museu Isabella Stewart Gardner (Isabella Stewart Gardner Museum) dedica-se à arte de diferentes países e continentes, como a Europa, a Ásia e a própria América. O acervo é diversificado com diferentes tipos de arte, a exemplo das pinturas, esculturas e tapeçarias. O prédio é um capítulo à parte, com um belo jardim na parte exterior.
19. Boston University e estádios
Vídeo publicado pelo canal Boston University, no YouTube
Chegando ao fim da nossa lista não poderíamos deixar de sugerir algumas universidades da região, já que Boston é um importante pólo universitário dos Estados Unidos. Uma delas é a Boston University (Universidade de Boston). Outra opção dentro da própria universidade é conferir os estádios da instituição. A Mamute Júlia assistiu um jogo de hockey no gelo na Agganis Arena.
20. Ida à Cambridge: Harvard University
Vídeo publicado pelo canal Harvard University, no YouTube
O 20º ponto da nossa lista dispensa apresentações: a Universidade Harvard é uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, pertencendo ao grupo das chamadas “Ivy League”. Para conhecê-la, viaje até a cidade vizinha de Cambridge, a apenas 5 km de Boston.
Com tantos anos de história, Harvard mistura arquitetura mais clássica com prédios mais modernos. No Harvard Yard você vai encontrar os prédios dos cursos de graduação. Vale também conhecer o Museu de História Natural da Universidade de Harvard. Saindo da universidade, você vai dar de cara com a Harvard Square que, segundo a Mamute Júlia, “é super vibes, cidade interiorana, super college. Bom pra caminhar, segura, cheia de restaurantes”.
21. Ida à Cambridge: MIT
Vídeo publicado pelo canal Massachusetts Institute of Technology (MIT), no YouTube
Outra visita que vale a pena para quem gosta de conhecer universidades americanas é ir até o MIT (Massachusetts Institute of Technology), outro polo educacional bastante tradicional na região. Voltado à área tecnológica, conforme o próprio nome sugere, e também ao empreendedorismo, o MIT foi fundado em 1861 e se estabeleceu como um espaço educacional de relevância mundial. O tour guiado é gratuito. Vale também visitar o MIT Museum.
Conheça os Estados Unidos com a Oficina de Inverno
SAIBA MAIS AQUI!VIEW ALL
Para saber sobre mais destinos de viagem, continue navegando pelo blog e confira também o nosso perfil no Instagram (@oficinadeinverno). Por lá, os Mamutes estão sempre à postos para dar uma nova dica sobre viagem ou como se vestir no frio!
* Foto da capa: Kyle Klein Photography/Massachusetts Office Of Travel & Tourism, CC BY-ND 2.0, https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/legalcode