Tudo sobre a Inglaterra: língua, moeda e mais!
A capital da Inglaterra e do Reino Unido é Londres, no sudeste do país, uma das maiores e mais diversas cidades do mundo. A língua oficial é o inglês. A moeda inglesa, diferente de outros países europeus, não é o euro, mas a libra esterlina, por razões econômicas e culturais, segundo esta matéria da Superinteressante.
Símbolo de sua importância história e cultural, a Inglaterra possui diversos patrimônios mundiais. Quatro deles ficam na capital inglesa, a exemplo da Abadia de Westminster e da Torre de Londres – falamos da Torre aqui.
Diferença entre Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha
Muita gente confunde os termos usados para se referir à Inglaterra e sua localização, mas esta matéria da revista Superinteressante é bastante explicativa. Acontece que a Grã-Bretanha é a “grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia”.
Já o termo Reino Unido refere-se a “um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II e o de governo um primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é esse Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembléias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde”.
Culinária inglesa
Diferente do país vizinho, a França, a Inglaterra não é exatamente conhecida por sua gastronomia. Entretanto, possui sim seus pratos típicos. Um dos pratos mais tradicionais da culinária inglesa é o famoso “fish and chips” (ou seja, peixe e batata frita). Outra tradição por lá é o chá: os britânicos são campeões no consumo da bebida, pura ou com leite. O chamado “english breakfast” também é famoso e bem diferente do nosso: é composto por feijão (isso mesmo!), ovo, bacon, pão, salsicha, tomate e cogumelo. Falando em prato típico não podemos deixar de mencionar também o “bangers and mash”: salsichas com purê de batata e molho.
Visto e imigração na Inglaterra
Para quem está chegando no país, é necessário passar pela imigração. Entretanto, para viagens de turismo ou a trabalho, a Inglaterra dispensa o visto em viagens de até seis meses. Assim, você precisará apenas de um passaporte válido. Para mais informações sobre o visto, clique aqui.
Como se preparar para a cultura britânica antes da viagem
Indo viajar para Londres, mas ainda se sente inseguro quanto ao seu nível de inglês? Seja a trabalho, em intercâmbio ou de férias é interessante estar familiarizado com as peculiaridades do sotaque. Por isso, é importante saber como se preparar para a cultura britânica. Mesmo com tecnologias como o Google Tradutor à mão, se esforçar um pouquinho para ter interações mais espontâneas com os londrinos – mas não só eles – pode trazer gratas surpresas. Londres é uma cidade multicultural: você vai topar com gente de todas as partes do mundo por lá!
Em geral, estamos mais expostos ao inglês americano. Isso acontece em grande parte porque consumimos mais a cultura vinda de lá, seja por meio de séries, filmes ou música.
Pensando nisso, a Oficina de Inverno traz algumas dicas de canais que vão lhe ajudar não só com o inglês e o sotaque britânico, como também serão de grande ajuda para evitar gafes em solo inglês. Preparados? Então vamos lá!
1. Canal “Londres na Lata”
O canal de brasileiros que vivem em Londres traz dicas culturais, tira dúvidas sobre vários aspectos interessantes da capital inglesa e também ajuda muito com o inglês. Uma parte bastante interessante desse canal é o quadro “Londres na latinha”, quando Melissa – filha de um dos integrantes do Londres na Lata – ensina palavras e expressões do inglês britânico. Ela é filha de pais brasileiros, mas nasceu em Londres e tem aquele sotaque super charmoso que nós amamos! Veja um desses vídeos abaixo:
2. Canal “Zoella”
A youtuber inglesa faz sucesso na internet e tem uma base de 12 milhões de inscritos no YouTube. Por ser um canal nativo – apesar de Zoella não ser londrina –, é interessante acompanha-lo para praticar o inglês e para se familiarizar com a pronúncia britânica. O canal contém temas como estilo de vida e maquiagem, além de vlogs. Veja um deles abaixo:
3. Canal “Jen Campbell”
Jen Campbell é uma escritora inglesa com o sotaque mais acentuado que o de Zoella, então se você quer jogar no modo hard, dê o play! Neste vídeo selecionado pela Oficina de Inverno, você pode acompanhar um dia na vida de Jen e ver alguns hábitos bem marcantes dos londrinos, com a chaleira elétrica e, claro, o chá. Os vlogs são os melhores conteúdos para acompanhar o idioma como é falado no dia a dia, e sem toda a formalidade dos cursos de inglês. Ideal para saber como se preparar para a cultura britânica.
4. Canal “Will Darbyshire”
O conteúdo produzido por Will pode ser descrito como crônicas em vídeo, bastante reflexivas. Então além de ser um conteúdo muito bom, você tem o bônus de treinar um pouquinho mais a sua compreensão do inglês britânico.
Saiba mais sobre a Inglaterra!
LONDRES NA OFICINA DE INVERNOVIEW ALL
A Inglaterra é um país de clima frio, como você pode perceber nos vídeos, então além de treinar o inglês, não esqueça de levar roupas quentinhas pra se proteger. Ainda tem alguma dúvida? Escreva pra gente nos comentários! Acompanhe também o nosso perfil no Instagram para mais dicas de viagem!