Aqui você vai encontrar 21 opções de pontos turísticos em Montevideo para conhecer na sua próxima viagem. Você pode escolher os locais de acordo com as suas preferências pessoais e distribuí-los ao longo dos dias que você têm disponíveis para ficar na cidade. Vale lembrar que em dois ou três dias já dá pra conhecer bem Montevideo – pelo menos no nível turístico da palavra “conhecer”. Entretanto, claro que mais dias são muito bem vindos. Montevideo é uma cidade encantadora e certamente você irá se adorar!
O que fazer em Montevideo
Incluímos também outros pontos turísticos que figuram nossa lista, então ela possui mais que 21 pontos turísticos de Montevideo! Acomode-se por aí e vamos conhecer cada um deles!
1. Plaza Independencia
Vamos começar a nossa lista por um célebre ponto no centro histórico de Montevideo, a Ciudad Vieja. O local é a Plaza Independencia, espaço bastante simbólico na história da cidade. Ali na praça você vai encontrar outros marcos históricos importantes, como é o caso da Puerta de la Ciudadela e da Estátua e Mausoléu de Artigas, construído em homenagem ao General José Gervasio Artigas, herói da independência uruguaia. Os restos mortais de Artigas estão armazenados na parte subterrânea do local, abaixo da estátua.
2. Palacio Salvo
Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, o Palacio Salvo está localizado ao lado da Plaza Independencia, o que facilita a visitação na sequência. Um dos cartões-postais da cidade, proporciona uma vista privilegiada de Montevideo. Projetado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, foi inaugurado em 1920. O local já foi o prédio mais alto do continente, mas mesmo depois de perder o posto, continua imponente e muito bonito.
Aliás, o arquiteto responsável pelo Palacio Salvo foi o mesmo que fez o projeto do Palacio Barolo, em Buenos Aires (conheça aqui). O Palacio Salvo oferece tour guiado e não custa lembrar que ao visitá-lo você vai perceber que o local parece um pouco desorganizado, pois o prédio também funciona como um hotel.
3. Teatro Solís
Quer mais facilidade na questão de localização e logística? Continue na Plaza Independencia e visite o Teatro Solís – o local também faz parte da Ciudad Vieja, a parte mais antiga da cidade, na divisa com o Centro. Inaugurado em 1856, faz parte da história de Montevideo e certamente é um dos pontos mais importantes para a cultura desta cidade e do Uruguai como um todo. Para conhecê-lo, você pode fazer uma das modalidades de tours guiados oferecidos pela instituição. Atualmente também é possível visitar o local gratuitamente todos os dias entre 11h e 13h. Para saber mais sobre as visitar guiadas, clique aqui.
4. Mercado del Puerto
O que fazer em Montevideo: Mercado del Puerto – Vídeo publicado no canal TV Aparecida, no YouTube
Ainda na Ciudad Vieja você vai encontrar o Mercado del Puerto (ou Mercado do Porto). Como todo bom mercado que se preze, você vai experienciar uma amostra em miniatura do culinária e costumes locais. Se você é um(a) apreciador(a) das coisas que caracterizam uma cultura, vai adorar visitar este mercado. O burburinho característico de mercados soma-se ao aroma delicioso de carnes assando, no melhor estilo do churrasco uruguaio, a parrillada.
Ali, não deixe de visitar então outra instituição da cidade: o restaurante El Palenque. Você pode fazer o pedido e servir-se ali mesmo no balcão onde ficam instaladas as parrillas – o que pode ser desconfortável pelo calor e o cheio de fumaça – ou em uma das mesas na parte externa. Aliás, uma dica: se você curte o churrasco uruguaio, vale conhecer La Otra em Pocitos, preferência dos locais.
Se deseja continuar em clima de festa, por assim dizer, visite o Museu do Carnaval, que fica perto do mercado. Assim como no Brasil, a festa é uma tradição forte no país.
5. Mercado Agrícola
O que fazer em Montevideo: Mercado Agrícola – Vídeo publicado no canal Ministerio de la Producción del Perú, no YouTube
Outro mercado bacana que vale a pena conhecer em Montevideo é o Mercado Agrícola. Ele não se restringe à parte mais comercial, com venda de produtos, mas também sedia espetáculos e outras atividades. Bem organizado e com boa estrutura, foi construído ainda no início do século XX e inaugurado em 1913. Em 1999 foi declarado Monumento Histórico Nacional.
6. Plaza Matriz
Outro local de grande importância histórica é a Plaza Matriz, também chamada Praça da Constituição, por ser o local a sediar o evento onde a primeira constituição uruguaia entrou em vigor.
7. Catedral Metropolitana de Montevideo
O que fazer em Montevideo: Mercado del Puerto – Vídeo publicado no canal TV Aparecida, no YouTube
Se você gosta de conhecer igrejas, pode valer a pena passar pela Catedral Metropolitana de Montevideo. Localizada ao lado da Plaza Matriz, a igreja é dedicada a Imaculada Conceição e a Filipe e Tiago, os santos padroeiros de Montevideo. Tem o estilo tradicionalmente visto nas catedrais católicas.
8. Palácio Taranco
Embora a fachada do prédio não faça jus ao que você irá encontrar lá dentro, o Palácio Taranco é mais um ponto turístico de Montevideo que você não vai querer voltar pra casa sem ter conhecido. Hoje funciona o Museu de Artes Decorativas da cidade. Ali você vai encontrar diversas peças de decoração, móveis, esculturas, dentro outros objetos. A alguns metros dali fica o Museu Histórico Nacional, que retrata a história do Uruguai e pode ser mais um ponto a visitar, caso você tenha interesse.
9. Palácio Legislativo
Para quem curte passeios com uma pegada história e cheio de informação, uma visita ao Palácio Legislativo é uma boa pedida. O espaço abriga as câmaras dos deputados e senadores e conta ainda com uma extensa biblioteca. Além do mais, a arquitetura do lugar é sensacional, o que é um atrativo a mais. O palácio oferece guia em português e, para mais informações sobre as visitas guiadas, você pode conferir o site oficial (clique aqui).
10. Rambla
O que fazer em Montevideo: Rambla – Vídeo publicado no canal Fernando da Rosa, no YouTube
Um passeio pela Rambla não pode faltar no roteiro de quem visita Montevideo. A avenida, de 22 km de extensão, é uma das mais famosas da cidade e fica de frente para o Rio da Prata, o que fornece uma vista especial para o viajante. Com a praia às margens da avenida e a visão de horizonte infinito, caminhar por ali dá até a impressão de estar à beira-mar. Não deixe de passar pela Rambla!
11. Museu Nacional de Artes Visuais
Primeiro da nossa lista, o Museu Nacional de Artes Visuais foi criado em 1911, originalmente chamado “Museu de Belas Artes”. O local abriga uma extensa coleção de obras de arte, com nomes importantes a nível mundial, como é o caso do espanhol Pablo Picasso, do francês Jean-Baptiste Debret, e até de brasileiros, como Di Cavalcanti (conheça o acervo completo aqui). O museu conta também com uma biblioteca especializada.
Ao lado do museu você vai encontrar o Parque Rodó, uma boa opção de passeio para quem está viajando com crianças (veja abaixo).
12. Espacio Ciencia
Por falar em viagem para Montevideo com crianças, o 10º ponto da nossa lista foi escolhido especialmente para quem vai visitar a cidade junto com os pequenos. O Espacio Ciencia é ideal para crianças curiosas por ciências e por conhecer o funcionamento das coisas. Por ser bastante interativo e com exposições que chamam a atenção até mesmo dos adultos, certamente vai deixar a criançada em festa!
13. Planetário de Montevideo e Museu Ciência Viva
O que fazer em Montevideo: Planetário – Vídeo publicado no canal Uruguay Natural Tv, no YouTube
Se os pequenos possuem uma veia exploradora e gostam de conhecer melhor o misterioso espaço, que tal levá-los ao Planetário de Montevideo? O local, inaugurado em 1955, conta com exposições e atividades diversas. Na parte subterrânea do espaço vocês irão encontrar o Museu Ciência Viva, mas uma oportunidade de aprendizado e muita diversão!
14. Parque Prado e Jardim Botânico
No bairro El Prado você também vai encontrar locais muito interessantes de conhecer. É o caso do Jardim Botânico de Montevideo, uma joia neste bairro, perfeito para relaxar. O jardim está situado dentro do Parque del Prado, que abriga outros locais legais, como o Rosedal, um jardim de rosas.
Vale também fazer um tour sem rumo pelo bairro e conhecer as quintas do Prado, casarões espalhados pela vizinhança.
15. Museu de Belas Artes Juan Manuel Blanes
Ainda em El Prado, visite também o Museu de Belas Artes Juan Manuel Blanes, ou apenas Museu Blanes, fica próximo do Parque del Prado e é um dos mais importantes da cidade. Conta com um bom acervo permanente e realização de atividades culturais.
Logo atrás do museu fica o Jardim Japonês, que vale a pena conhecer também. Inaugurado em 2001, o local foi doado pelo Japão em comemoração ao aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.
16. Mirador de la Intendencia
Quer ver Montevideo do alto com uma vista privilegiada? Então não deixe de passar pelo Mirador de la Intendencia, localizado no 22º andar da Prefeitura de Montevideo. No mesmo prédio, você vai encontrar ainda o Museu da História da Arte, outra boa opção turística na cidade e, de quebra, gratuita.
17. Museu Casa Vilamajó
Para quem deseja conhecer a casa um ilustre uruguaio, visitar o Museu Casa Vilamajó é outra boa alternativa na cidade. O local, transformado em museu, era a residência da família de Júlio Vilamajó, arquiteto uruguaio que participou do projeto da sede da Organização das Nações Unidas – o brasileiro Oscar Niemeyer é outro nome envolvido no projeto.
18. Para curtir a noite em Montevideo: Baar Fun Fun
Vídeo publicado no canal Carol Combina, no YouTube
Se você deseja também apreciar o tango em um dos mais tradicionais pontos da cidade, não deixe de visitar o Baar Fun Fun. O espaço está de pé desde 1895 e já passou por diferentes endereços. Ainda que seja um lugar bem movimentado e repleto de turistas – o que pode ser incômodo para alguém que busca um lugar longe da muvuca –, passar por lá e sentir a energia do lugar vale a pena. Até mesmo o aclamado Carlos Gardel cantou no bar. Além do tango, o candombe (um estilo nascido no Uruguai a partir do mix de ritmos africanos) e a uvita (uma bebida da casa, à base de vermute) são outras estrelas deste espaço.
19. Bodega Bouza
Vídeo publicado no canal Los Caminos del Vino Uruguay, no YouTube
Não poderíamos encerrar esta lista sem mencionar algumas vinícolas nos arredores de Montevideo. Chamadas de bodegas, nos arriscamos a dizer que são visitas obrigatórias para quem curte o enoturismo. Para os apaixonados por vinhos e por conhecer a produção deles, você pode começar o tour pela Bodega Bouza. O local é uma vinícola de produção familiar e conta também com restaurante.
Para chegar à Bodega Bouza, vá de táxi, ônibus ou alugue um carro.
20. Bodega Juanicó
A segunda vinícola da nossa lista é a Bodega Juanicó, simplesmente a maior vinícola do Uruguai. Instalada em um casarão antigo em Progreso, no departamento de Canelones, possui um grandioso vinhedo. Foi fundada há muitos anos e adquirida pela família Deicas em 1979.
21. H. Stagnari
Vídeo publicado no canal Los Caminos del Vino Uruguay, no YouTube
Ainda na região de Canelones fica a terceira vinícola da nossa lista. Com vinhos premiados, em especial o vinho de uva Tannat, a bodega H. Stagnari é focada na produção de vinhos premium e conta também com restaurante à disposição dos visitantes. O vinho é produzido com uvas oriundas de dois locais: uvas brancas de La Puebla (Canelones) e uvas tintas de La Caballada (Salto).
Saiba mais sobre o Uruguai
SAIBA MAIS AQUI!VIEW ALL
Ainda tem alguma dúvida sobre o que fazer em Montevideo na sua próxima viagem? Então fale conosco através da caixa de comentários abaixo ou por meio do Instagram. O nosso perfil por lá é @oficinadeinverno. Siga o nosso perfil e ative as notificações para não perder as próximas dicas!
* Foto da capa: John Walker/Flickr, CC BY 2.0, https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/legalcode