A magnífica culinária argentina em 7 pratos típicos

A magnífica culinária argentina em 7 pratos típicos

No post anterior, “Veja 4 curiosidades sobre a Argentina e saiba mais sobre nossos hermanos“, não brincamos quando dissemos que é importante saber como vivem e do que se alimentam os nossos hermanos argentinos. Certamente, você já ouviu falar sobre alguns pratos típicos da Argentina, mas será que você conhece todo o potencial gastrômico do país? Pensando nisso, a Oficina de Inverno traz o melhor da culinária argentina, para você não perder tempo ao chegar no país. Vamos direto ao ponto!

INFLUÊNCIAS E PRINCIPAIS INGREDIENTES DA CULINÁRIA ARGENTINA

Antes de começarmos a falar sobre os pratos típicos da culinária argentina, vale a pena falarmos das influências culturais presentes no cardápio argentino e os principais ingredientes que temperam essa mistura. A herança europeia sobressai-se quando o assunto é a culinária argentina, especialmente via Espanha e Itália.

BIFE DE CHORIZO


Bife de chorizo: um das pratos mais tradicionais da culinária argentina – Foto: Reprodução/YouTube FrigoChorti

Acreditamos que não há como iniciar esta lista por outro prato senão o bife de chorizo. Bastante pedido (e vendido) em tamanho que cobre toda a extensão do prato, o sucesso tem um motivo que não é nenhum mistério: bastante suculento, o chorizo é o miolo do contrafilé, preparado de modo que encanta o paladar. O modo de preparo é, aparentemente, simples: o bife, bastante espesso, é selado em uma grelha e depois é levado à churrasqueira, para assar. Uma vez servido, harmonize com um bom vinho e deleite-se!

ASADO ARGENTINO


O vacío preparado à moda argentina – Foto: José Ignacio Pompé/Unsplash

Assim como nós temos essa forte tradição de churrasco no Sul do Brasil, a Argentina – que fica pertinho dali – também é famosa pelos saborosos churrascos que são feitos por lá. O churrasco argentino é o asado ou parrillada, que também leva carnes menos nobres (esse nome vem parrilla, a churrasqueira).

Há uma série de cortes diferenciados que vale a pena saber antes de viajar para não se perder entre tantos nomes e sabores. O bife de lomo é o bom filé mignon. Já se você quer comer uma picanha, peça pela tapa de cuadril. Para comer o corte que chamamos de fraldinha em terras tupiniquins, peça o vacío. Asado de tira é a costela e tem também o bife de chorizo, que separamos um tópico próprio acima devido toda a sua fama e importância.

EMPANADA


As famosas (e saborosas) empanadas argentinas – Foto: Gabriel Avellaneda/Pixabay

A receita tem origem espanhola, mas já foi totalmente absorvida pela culinária argentina, tornando-se um lanche muito consumido e um dos mais democráticos do país, tanto pelo preço como a diversidade que ela apresenta. A empanada, uma espécie de pastel de forno, pode ter vários recheios, sendo a carne o mais comum, e podendo ser também de queijo e presunto, queijo e cebola e provençal, humita (a base de milho, lembra bastante a pamonha) e de verdura (espinafre e escarola, por exemplo).

PROVOLETA

Criada na Argentina da década de 1940 por Don Natalio Alba, a provoleta nada mais é que o queijo provolone com azeite, ervas e tomates assados. Uma fatia grossa de queijo é coloca na parrilla ainda com a casca para “assar” e é acompanhada pelo azeite, as ervas e os tomates. É bastante consumida com os asados.

CHORIPÁN

Vídeo produzido e veiculado pelo canal Samuel e Audrey – Vídeos de Comida e Viagem

Dizer que é um pão francês com linguiça seria simplificar demais o sabor dessa iguaria, mas é a verdade. Não só a simplicidade do prato, mas o seu sabor, atrai muitos turistas que visitam a Argentina. O choripán é bastante tradicional e pode ser encontrado facilmente em barracas de comida, lanchonetes e restaurantes. O diferencial do choripan é o molho chimichuri, que leva salsinha, alho, orégano seco e pimenta.

SOBREMESAS: DOCE DE LEITE & ALFAJOR

A disputa aqui é com outro país vizinho, o Uruguai – falamos sobre o assunto no post “Gastronomia do Uruguai: 5 pratos típicos para provar no país“. Os dois países travam uma verdadeira queda de braço quando o assunto é a autoria do do doce de leite. Fato é que a Argentina possui outra iguaria que leva o doce de leite, o “helado” ou sorvete, e que eleva todo o conceito, seno uma sobremesa bastante saborosa.

Além disso, outro doce típico argentino é o alfajor. Bastante famoso, a iguaria consiste em um bolinho recheado com doce de leite e coberto com chocolate. A origem é árabe, mas também já incorporada à culinária argentina. O doce de leite puro ou com alfajor faz a alegria dos visitantes e é uma excelente pedida.

Ficou com a água na boca? Conta pra gente: você já experimentou algum desses pratos? Qual o seu preferido? É só deixar um comentário abaixo contando pra gente. Você também pode interagir conosco por meio do Instagram, tem bastante conteúdo legal por lá! O nosso perfil é @oficinadeinverno.