HISTÓRIA DOS BISCOITOS DE NATAL
Os biscoitos de gengibre do Natal tem sua origem em um conto popular, que conta a história de um homem em forma de biscoito de gengibre que fugiu de vários perseguidores. Essa história é datada do século XV, na Europa.
O nome gingerbread men, inclusive, foi alvo de recentes polêmicas, sendo banido dentro do parlamento escocês, como uma forma de combater possíveis disparidades entre os gêneros. Por lá, o nome foi alterado para “gingerbread persons”.
No Brasil, a tradição dos biscoitos de Natal é forte na região Sul, trazida pelos imigrantes alemães, como é o caso de Santa Catarina. Em muitas famílias de descendentes, a produção é feita anualmente e a tradição natalina ultrapassa gerações, sempre com o mesmo espírito.
Nos Estados Unidos a tradição também é forte. Os biscoitos de gengibre, ou gingerbread, chegaram ao país de forma semelhante ao Brasil: levada pelos imigrantes europeus que desembarcaram por lá. A massa é feita com farinha de trigo, manteiga, ovos, açúcar e gengibre ralado.
RECEITA: BISCOITOS DE NATAL
Por essa tradição ter se espalhado por todo o mundo, há diferentes tipos de receitas e formas de preparar o biscoito. Algumas com gengibre, outras sem gengibre, mas sempre mantendo de maneira muito marcante o espírito natalino. Abaixo, trazemos uma das formas de preparar a guloseima.
Ingredientes da massa
Para a massa, você vai precisar de
500g de farinha de trigo
200g de manteiga sem sal
200g de açúcar refinado
2 ovos
1 colher de sopa de canela em pó ou gengibre em pó
1 pitada de sal
Modo de preparo da massa
Para fazer a massa dos biscoitos, você precisa apenas misturar todos os ingredientes da massa na batedeira. Simples demais, não é? Mas siga a ordem: primeiro manteiga e açúcar e, em seguida, os demais ingredientes, até formar um bola.
Quando você perceber que a massa adquiriu o ponto (fica mais fácil de manipulá-la), abra com um rolo (deixando a massa com cerca de 0,5 cm de espessura) e corte utilizando os cortadores, fazendo a massa ficar com os formatos de sua preferência.
Depois de cortada, coloque a massa novamente na geladeira por mais algumas horas. Terminado este processo, leve os biscoitos ao forno e retire-os após 10 ou 15 minutos (ou assim que as bordas começarem a ficar douradas).
Cobertura
Para a decoração, você vai usar mistura para Glacê Real (facilmente encontrada em lojas do ramo) e corante gel. A escolha das cores fica a seu critério, dependendo de como queira decorar. Para as coberturas mais comuns, você vai usar: verde, vermelho, lilás, amarelo, laranja e preto.
Primeiro, misture 500g de pó para glacê com 5 colheres de sopa de água e bata por cerca de 10 minutos, até obter uma mistura bem dura. A seguir, divida o glacê para que você possa colorir com o corante. Como a cor fica a seu critério, pingue gotas de corante gel até obter a coloração desejada.
Depois, coloque água (pode usar um conta-gotas) e misture até chegar ao ponto da textura de glacê (não é totalmente líquido, mas firme). Cuidado para o glacê não ficar mole demais, pois com isso escorre pelas laterais do biscoito.
Para decorar, use o bico perlê nº 2 e, caso necessário, faça uma nova mistura de glacê. Para ajudar, confira o vídeo abaixo do canal Mago Confeitaria e aprenda a técnica.
A decoração é, sem dúvidas, a parte mais divertida de produzir os biscoitos de Natal. Você já experimentou? Gosta dessa tradição? Compartilhe com a gente nos comentários ou no Instagram.
* Foto da capa: Raw Pixel/Unsplash