É um hábito comum ir a restaurantes apreciar as delícias da cozinha portuguesa e ter outro deleite: o dos ouvidos. Isso porque nesses locais costumam se apresentar fadistas, os cantores de fado. Mas são as casas de fado as grandes responsáveis por prover um ambiente e atmosfera únicos para ouvir as canções do gênero musical português por excelência. Ir a casas de fado em Portugal acabou se tornando uma espécie de ritual por lá.
Lisboa é considerada o centro dessa expressão artística, mas sendo este um ritmo português você pode encontrar bons lugares para ouvir por todo o país, com destaque para Porto e Coimbra.
A história do fado
Conta-se que o fado nasceu como expressão popular ainda no século XIX e estava presente nos momentos de socialização, nas rodas de conversas. No início, o fado foi rejeitado pela elite intelectual portuguesa, pois era associado com os criminosos e marginalizados da sociedade. Aos poucos foi entrando na vida e cultura do povo português, tanto que hoje é patrimônio cultural e motivo de orgulho na terrinha. Com o tempo, deixou de ser uma música de improviso e foi se profissionalizando. As informações são do Museu do Fado.
Visite o Museu do Fado para saber mais
Se você quer se aprofundar no estilo e conhecer as raízes históricas do fado, o Museu do Fado é o seu lugar. Por lá você pode conhecer por exemplo a história da primeira fadista, Maria Severa Onofriana, a “Severa“. Sua vida e história são contadas por outras pessoas, mas não há muitos registros, o que a deixa ainda mais misteriosa. Ela é considerada um ícone e mito dentro do fado português.
Também acontecem eventos e exposições dentro do museu, com história e apresentações musicais de fadistas contemporâneos (veja a agenda de eventos deste ano aqui). O roteiro virtual do fado está a disposição para você ter um gostinho do que lhe espera!
A velha e a nova guarda do fado
Enquanto Severa é considerada a primeira fadista portuguesa, Ercília Costa foi a primeira a ver o seu canto se projetar internacionalmente. Mas Amália Rodrigues foi, por muitos anos, a principal fadista de Portugal e com maior alcance fora do território português. Ela dominava a cena musical e consagrou o fado como um símbolo cultural português.
Atualmente, o fado continua com uma boa safra de artistas que levam sua música a muitos lugares. No Brasil, uma das fadistas mais conhecidas é Carminho. Ana Moura, Carlos do Carmo, Camané e Mísia são outros bons exemplos de fadistas contemporâneos.
Conheça 10 casas de fado em Portugal
A Oficina de Inverno traz uma seleção das melhores casas de fado em Portugal.
-
A Severa
Onde? Rua das Gáveas nº 51, 1200-206 Lisboa, Portugal
Site: http://www.asevera.com/
-
Museu do Fado
Onde? Largo Chafariz de Dentro nº 1, 1100-139 Lisboa, Portugal
Site: http://www.museudofado.pt/
-
Restaurante Sr. Vinho
Onde? Rua Meio à Lapa nº 18, 1200-724 Lisboa, Portugal
Site: http://www.srvinho.com/
-
Casa das Mariquinhas
Onde? Rua de São Sebastião nº 25, Porto, Portugal
Site: https://www.casadamariquinhas.pt/pt/inicio/
-
À Capella
Onde? Pátio Vitória nº 53, 3000-406 Coimbra, Portugal
Site: http://www.acapella.com.pt/
-
Adega do Rio Douro
Onde? Rua do Ouro nº 223, 4150-041 Porto, Portugal
-
Casa de Linhares
Onde? Beco dos Armazéns do Linho nº 2, 1100-037 Lisboa, Portugal
Site: http://www.casadelinhares.com/
-
Palácio Chiado
Onde? Rua do Alecrim nº 70, 1200-018 Lisboa, Portugal
Site: http://palaciochiado.pt/
-
Adega Machado
Onde? Rua do Norte, nº 91, 1200-284 Lisboa, Portugal
Site: https://www.adegamachado.pt/pt/
-
Sr. Fado
Onde? Rua dos Remédios 176, 1100-081 Lisboa, Portugal
Site: https://www.sr-fado.com/
Bônus: Caixa Alfama
A título de registro e caso você esteja na terrinha no mês de setembro, o festival Caixa Alfama é um convite à boa música. O evento celebra o fado no coração do bairro lisboeta.
Com essa lista você pode montar um roteiro incrível por três cidades e casas de fado em Portugal… e voltar para o Brasil um expert em fado! Que tal? Fica a sugestão para os mamutes viajantes. E não esqueça de dividir suas histórias com a gente nos comentários. Adoramos saber!