Conheça a cultura americana com estas 5 características essenciais

Conheça a cultura americana com estas 5 características essenciais

Os Estados Unidos da América é o que podemos chamar de um país multicultural, por conta da herança recebida dos imigrantes que chegaram ali vindos de diversas partes do mundo ao longo de sua história até os dias atuais. Essa troca entre diferentes povos com os americanos resultou em uma grande influência sobre a cultura local. Com isso, costumes, culinária, música, dentre outros, foram se misturando e formando a cultura americana, inegavelmente e única.

Uma prova disso, aliás, é a população dos Estados Unidos. Hoje vivem no país povos de origem hispânica, afro-americanos, asiáticos, dentre muitos outros. Assim, restaurantes de diversas regiões do mundo coexistem em cidades como Nova York, oferecendo uma variada oferta de sabores. Ao longo deste post, a Oficina de Inverno mostra como a cultura americana se misturou com essas influências e produziu algo realmente singular.


Conheça 5 aspectos importantes da cultura americana

A cultura americana, para além das suas características e costumes na vida cotidiana do povo local, é uma espécie de “produto exportação”, influenciando também os hábitos e povos de outros países. Desde expressões, produção fonográfica e audiovisual, bens de consumo a alimentação, dentre outros aspectos, a cultura americana também está presente no nosso dia a dia, aqui mesmo no Brasil. E para conhecer melhor dessa cultura tão rica, vamos então a alguns aspectos que fazem dela o que é!

1. Esportes

Os esportes são parte importante da cultura americana e não é à toa que eles estão presentes em diversos filmes, em especial aqueles de temática adolescente. Os esportes começam a fazer parte da vida dos americanos desde cedo e tem, de fato, um papel central no currículo escola, como vemos nos filmes. Ali, as principais modalidades esportivas giram em torno de ligas: a National Football League (NFL), com o futebol americano; a National Basketball Association (NBA), com o basquete; a Major League Baseball (MBL), com o beisebol; e a National Hockey League (NHL), com o hóquei.

Aliás, os jogos desses esportes também são transmitidos no Brasil e você pode acompanhar. Se você é uma pessoa que curte uma imersão cultural, vale a pena também acompanhar um (ou mais) desses jogos quando estiver nos Estados Unidos.

2. Culinária americana e fast-food


Lanchonetes fast-food nos Estados Unidos é algo que você certamente vai encontrar com muita facilidade

Um dos grandes pontos da cultura americana é a sua culinária. Bastante diversificada, há diversos tipos de comidas e que são consumidas não só pelos americanos, como também em diversos outros locais do mundo. O caso mais célebre é o do hambúrguer, mas há diversos outros exemplos. Na esteira disso, as grandes redes de fast-food do país se espalharam por todo o mundo. É difícil não achar uma filial do McDonald’s ou Burger King, por exemplo, nas principais cidades do planeta.

Falamos mais a respeito da culinária americana neste post.

3. Música, cinema e teatro


Michael Jackson é um dos grandes ícones da cultura pop americana

A chamada cultura pop eleva o consumo de produtos culturais, como a música e o cinema, a outro nível. Os Estados Unidos empreenderam uma verdadeira invasão com sua cultura em países de todo o mundo. Por isso, desde cedo, consumimos a música, o cinema e somos influenciados pelas artes do país. Muito do que é produzido ali está homogeneizado em um certo padrão. Todavia, dá para ver muito do que os Estados Unidos realmente são em produções como “Os Simpsons“.

Em termos de estilos musicais, diversos tipos são originários do país, com influências da música de outros locais do mundo: o jazz, a música country, o folk, R&B, soul, blues, hip hop, rap, rock e a própria música pop.

Outro ponto que merece destaque dentro da cultura americana é o teatro, em especial os musicais. Os espetáculos da Broadway, no centro de Manhattan, em Nova York, são reconhecidos internacionalmente. Para quem está na cidade, aliás, é certamente um must do.

4. Um sistema de medida próprio

A cultura americana se destaca até mesmo por seu sistema de medida: pode ser difícil para um estrangeiro lidar com pés, milhas, jardas, polegadas, libras e Fahrenheit, dentre outros. Segundo explica esta matéria da revista Superinteressante, “os norte-americanos não aceitaram a unificação mundial de medidas, realizada sob influência da França”. Assim, permaneceram com o sistema de medidas anterior, herdado da Inglaterra, vigente até os dias atuais.

5. Feriados especiais

Vídeo produzido e publicado por National Geographic, no YouTube

Por fim, a cultura americana é elevada a muitas potências em certos períodos do ano, com hábitos próprios e celebrações que fazem da cultura deste país algo ainda mais singular. É o caso do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). Este é um feriado que já vimos à exaustão em séries e filmes e é uma tradição muito importante para os americanos. Ademais, outro exemplo é o Dia da Independência, também chamado 4th of July, quando tudo que é mais americano é motivo de celebração e reunião com amigos e família.


Saiba mais sobre os Estados Unidos!


Para mais dicas de destinos de viagem, siga o nosso perfil no Instagram e acompanhe todas as dicas! O nosso perfil é @oficinadeinverno. Além disso, não esqueça de visitar os destaques, que também possuem muitas dicas legais e as viagens dos Mamutes pelo mundo!