Culinária dos Estados Unidos: conheça 10 comidas típicas do país!

Culinária dos Estados Unidos: conheça 10 comidas típicas do país!

A culinária dos Estados Unidos é um claro exemplo de como a imigração e miscigenação influenciam sobremaneira a cultura de um país (situação da qual o Brasil é outro caso exemplar): o rol de comidas típicas dos EUA leva elementos de diversas partes do mundo, a exemplo dos próprios nativos dos EUA, ingleses, africanos, italianos, latinos e asiáticos.

Além disso, a culinária estadunidense também é bastante conhecida pelas comidas fast-foods. Gigantes do ramo nasceram no país e implantaram filiais mundo afora. Aliás, para conhecer melhor uma delas, o McDonald’s, recomendamos que você assista o filme “Fome de Poder“. Entretanto, nem só de fast-food se faz a culinária dos Estados Unidos. Para provar, a Oficina de Inverno traz neste post 10 comidas típicas do EUA!


Conheça 10 comidas típicas da culinária dos Estados Unidos

Preparamos uma lista com 10 comidas típicas da culinária dos Estados Unidos e, honestamente, é difícil dizer qual delas tem mais a cara do país. Além disso, há ainda outros pratos típicos que valem a pena mencionar, como é o caso do twinkie, um queridinho nacional. Então vem com a gente nesta leitura e decida por si mesmo!

1. Hambúrguer

O número 1 entre as comidas típicas dos Estados Unidos não poderia ser outro senão o hambúrguer. Uma iguaria que ultrapassou fronteiras há muitos anos é um dos pratos mais consumidos nos EUA e também fora dele. Ao longo de sua história, o hambúrguer foi mudando e se adaptando a diversos paladares, mas segue sendo um dos principais sabores da cozinha americana.

2. Waffle

O prato não é americano, mas se popularizou nos Estados Unidos. Com sua massa crocante, formato característico e diferentes acompanhamentos (doces e salgados), o waffle é outro prato bastante comum nos lares dos EUA, especialmente no café da manhã (breakfast). Aliás, o café da manhã americano costuma ser bem variado, em especial nos finais de semana, quando o brunch (mistura de “breakfast” e “lunch”) são bastante requisitados.

3. Costelas de porco com molho

Uma deliciosa tradição americana é o churrasco de costelinhas de porco (ou outros tipos de carne), o barbecue ribs. Servidas com diferentes tipos de molho, são geralmente apreciadas sem auxílio de talheres, com as próprias mãos.

4. Cachorro-quente

O popular hot dog é outra comida que simboliza muito esse diversificado grupo de pratos típicos dos Estados Unidos. O tradicional pão com salsicha e mostarda é mais um membro da série que viu sua fama se espalhar pelo mundo. Servidos nas barraquinhas em cada esquina de Nova York, por exemplo, não vai ser difícil encontrar um bom hot dog por lá. Então, não perca a oportunidade e prove o legítimo hot dog americano quando estiver no país!

5. Panqueca

Chegou a vez delas, as panquecas! Certamente é uma das comidas típicas dos EUA que mais povoam o imaginário popular de estrangeiros, o que podemos atribuir a filmes e séries que comumente mostram seus personagens comendo panquecas no café da manhã. No entanto, a versão americana é diferente da versão brasileira, servida bem grossa e geralmente sem recheios. O que os americanos costumam usar, na verdade, é mel ou maple syrup. As panquecas também costumam vir acompanhadas de ovos e bacon, o que aliás é uma dobradinha bastante querida entre os norteamericanos.

6. Torta de maçã

Apple pie, a torta de maçã, é o quinto ponto da nossa lista e é bastante comum no país. Com muito recheio e bastante cremosa, é uma iguaria que você precisa provar na sua viagem aos Estados Unidos. Só para ilustrar, o Four and Twenty Blackbirds, no Brooklyn, em Nova York, serve uma versão desta torta que é uma delícia (veja no vídeo acima).

7. Macarrão com queijo

“Mac’n cheese”, o macarrão com queijo, é outro prato bastante comum na mesa dos americanos. Preparado com o macarrão do tipo cotovelo e com muito queijo, é simplesmente uma delícia! Desse modo, você não vai se arrepender de incluí-lo no seu tour gastronômico.

8. Peru assado ao molho de cranberry

Esse prato está ligado com outra forte tradição norte-americana: o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day). Neste dia, que acontece um mês antes do Natal e celebra os bons acontecimentos do ano, o peru assado ao molho de cranberry é o prato principal. Famílias se esforçam em prepará-lo com muito zelo e reúnem-se em torno da mesa para apreciar a comida e dar graças. Inegavelmente é um dos pratos mais tradicionais da culinária dos Estados Unidos.

9. Donut

Esse você já viu muito nos Simpsons e em filmes, sendo bastante associados aos policiais. O donut é outra comida criada nos Estados Unidos (mas com origem holandesa) e constitui-se de uma massa frita com o característico furo no meio e cobertura doce, bastante saboroso. Há, aliás, diferentes sabores de donuts, que são divididos em dois tipos: os “glaze doughnuts” e os chamados “cake doughnuts”. Certamente, é um dos exemplos que mais simbolizam os Estados Unidos quando falamos em uma culinária tipicamente americana.

10. Cheesecake

Para fechar a nossa lista, um sabor que é a cara dos Estados Unidos: o cheesecake. Trata-se de uma espécie de torta bastante tradicional no país. O cheesecake recebe em sua composição queijo e calda doce de frutas, o que forma uma mistura bastante singular. É uma delícia!


Saiba mais sobre os Estados Unidos com a Oficina de Inverno!


Gostou de conhecer mais sobre a culinária dos Estados Unidos? Qual a sua comida preferida? Conte pra gente nos comentários! Além disso, não esqueça de continuar acompanhando as nossas dicas de destinos de viagem e como se vestir no frio em nosso perfil no Instagram! Por lá, aliás, você vai encontrar as aventuras de Mamutes Viajantes pelo mundo. Vale a pena conferir!