Veja os cuidados com bota de couro e saiba como conservar seu sapato

Veja os cuidados com bota de couro e saiba como conservar seu sapato

Depois de uma viagem ou de uma temporada de inverno, é essencial limpar e guardar suas peças de frio adequadamente. Um item que requer uma atenção especial é a bota de couro. Apesar de ser um material resistente, é preciso zelo. O couro é um material duradouro, mas nem por isso dispensa essa série de medidas que abordamos no post. Pensando nisso, a Oficina de Inverno traz os cuidados com bota de couro que você precisa ter para conservar o seu sapato por muitos invernos como novo!

DEIXE AREJAR

Nunca guarde suas botas diretamente depois de usa-las: deixe arejar até que elas fiquem totalmente secas. Afinal, sempre suamos e este tempo é necessário para tirar a umidade da bota. Um sapato seco vai garantir que não haja odores indesejados.

LIMPEZA

Outro cuidado com botas de couro é a limpeza correta do calçado, que deve ser feita regularmente, principalmente se você usa bastante o calçado. Use um pano umedecido com água para limpar suas botas de couro.

Já para limpar o solado, você pode usar uma escovinha com cerdas macias e água.

Se suas botas forem confeccionadas de camurça, você pode escova-las com uma escovinha e vinagre branco (proporção de 1 x 1). Essa mistura retira manchas e odores.


Seja a bota de cano curto ou longo, é sempre importante saber a melhor forma de guardar o calçado (Foto: Oficina de Inverno)

SECAGEM

Quando suas botas molharem, deixe-as secar na sombra, em ambiente arejado e fresco. Além disso, evite o sol, pois ele pode ressecar o couro – o que não queremos!

HIDRATAR É TAMBÉM UM DOS CUIDADOS COM BOTA DE COURO

Entre os cuidados com botas de couro, um é bastante é especial, mas nem sempre mencionado: a hidratação do calçado. Assim como hidratamos a pele para não ressecar, hidratar as botas de couro tem o mesmo efeito. Para manter suas botas brilhando e com maciez, use lustra móveis ou vaselina líquida em pequena quantidade.

A hidratação tem que ser constante, pois tudo de couro que fica muito tempo sem usar resseca. Indicamos, pelo menos, uma vez a cada 6 meses caso você more em lugar quente e só use as botas ocasionalmente quando viaja.

O QUE É PERMITIDO NA HORA DE GUARDAR AS BOTAS E O QUE NÃO É

A forma de armazenamento também é um aspecto importante: guarde suas botas em local arejado. O ideal é guardar em sacos de TNT ou algodão. O excesso de umidade pode deteriorar o couro, deixando-o com aspecto esfarelado e consequentemente inutilizável. Guarde sua bota sempre sem amassar o couro. Uma boa dica, é usar “espaguete” de piscina para as botas de cano alto.

Outra dica é nunca guardar as botas de couro dentro de sacos plásticos. Lembre que quanto mais arejado, melhor para o couro. Para transportar dentro da mala, recheie a bota com peças de roupas, assim ela não irá amassar.

COMO EVITAR MANCHAS?

Para retirar manchas das botas de couro, esfregue o local com a parte interna da casca da banana. Depois passe um pano seco. Dica do mamute esperta e eficiente!

REMOVER ODORES

Passe um pano branco com vinagre e água (proporção de 1 x 1) no interior da bota. Os odores tem origens variadas, mas especialmente a umidade. Se estiver chovendo muito em seu destino, deixe a bota arejar por mais tempo e alterne as saídas com outros calçados.


As botas de couro da Oficina de Inverno são versáteis e combinam com qualquer estilo, seja você mais despojada, clássica ou aventureira

Agora que já está tudo organizado, fique tranquila(o) que suas botas estarão prontas e bem cuidadas para sua próxima viagem! E se você ainda não tem botas para usar no próximo destino, aproveite a seção de botas de couro da Oficina de Inverno. Resistentes e confortáveis, sem deixar o estilo de lado, elas serão excelentes companheiras de viagem para seus pés.

Por isso, não esqueça: qualquer dúvida é só falar com os mamutes da Oficina de Inverno nos comentários ou no Instagram. Estamos à postos para ajudar! Outro post que vale a pena conferir ensina como conservar peças de couro. Você pode ler aqui.