Saiba o que fazer em Campos do Jordão em 3 dias e aproveite o frio na cidade!

Saiba o que fazer em Campos do Jordão em 3 dias e aproveite o frio na cidade!

Saber o que fazer em Campos do Jordão é essencial para você conhecer o melhor que o destino tem a oferecer! Uma das cidades mais famosas do estado de São Paulo, Campos do Jordão é conhecida como a “Suíça Brasileira”, por sua arquitetura e clima que lembram a cidade europeia. Localizada na Serra da Mantiqueira, a 173 km da capital paulista, Campos do Jordão atrai uma infinidade de turistas todos os anos.
Aprenda a diferença entre cachecol, pashmina, estola, lenço e xale Lendo Saiba o que fazer em Campos do Jordão em 3 dias e aproveite o frio na cidade! 11 minuto Próximo Veja quais são as 8 fibras mais usadas em roupas de inverno
Saber o que fazer em Campos do Jordão é essencial para você conhecer o melhor que o destino tem a oferecer! Uma das cidades mais famosas do estado de São Paulo, Campos do Jordão é conhecida como a “Suíça Brasileira”, por sua arquitetura e clima que lembram a cidade europeia. Localizada na Serra da Mantiqueira, a 173 km da capital paulista, Campos do Jordão atrai uma infinidade de turistas todos os anos. Por isso, a Oficina de Inverno preparou um roteiro que lhe ajuda a saber o que fazer em Campos do Jordão em 3 dias.

Neste guia, você vai encontrar:

  • O roteiro de 3 dias em Campos do Jordão;
  • Informações úteis sobre cada ponto turístico listado no roteiro;
  • Sugestões bônus para ampliar o roteiro, caso você tenha mais dias de viagem;

Célebre pelo clima invernal e o charme que fazem desta uma cidade super romântica, é uma excelente opção para aproveitar o frio sem precisar sair do Brasil, é uma boa pedida para os apaixonados por frio que desejam economizar nos dólares ou no inglês – embora seja um destino mais caro do que a média no Brasil. Assim, planeje conosco a sua próxima viagem para Campos do Jordão!


O que fazer em Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma das mais importantes cidades turísticas do Brasil; o clima é uma de suas principais particularidades e grande atrativo para os viajantes que a procuram. A arquitetura, que dá este ar “europeu” à cidade, a torna ainda mais especial. Este perfil da cidade foi levado em consideração na hora de montar o roteiro e você vai encontrar os principais pontos turísticos para aproveitar cada singularidade de Campos do Jordão.

Separamos o roteiro por locais próximos em cada dia, para facilitar a visitação. A sugestão na ordem que achamos englobar do principal ao extra. Entretanto, fique à vontade para trocar os dias como for mais o seu estilo. Aliás, uma dica do Mamute: para facilitar a locomoção, vale a pena alugar um carro enquanto estiver na cidade. Vamos então conhecer o roteiro de 3 dias em Campos do Jordão?

Roteiro 1º dia em Campos do Jordão: tour pela Vila Capivari e áreas vizinhas

Para começar a viagem por Campos do Jordão, selecionamos o centro turístico da cidade, a Vila Capivari, e as áreas vizinhas ao local. Por serem passeios mais demorados, selecionamos quatro indicações para o primeiro dia mais próximas – levando em consideração também que você pode estar mais cansado da viagem nesse primeiro dia.

Veja o mapa do primeiro dia clicando aqui.

1. Morro do Elefante

Importante ponto turístico de Campos do Jordão, o Morro do Elefante oferece uma vista privilegiada da cidade, em especial da Vila Capivari. Para acessar o local, você pode pegar o teleférico ou fazer o trajeto via estrada.

2. Vila Capivari

O que fazer em Campos do Jordão: Vila Capivari – publicado pelo canal Viagens ao Redor do Mundo, no YouTube

Todos os roteiros levam à Vila Capivari. Certamente a região mais famosa e conhecida da cidade, não pode ficar de fora da viagem para Campos do Jordão. Por questões logísticas não foi o primeiro local do dia, mas você pode começar o roteiro por aqui, caso queira. Local que mistura o charme da conhecida arquitetura que caracteriza a cidade e natureza, a Vila Capivari é um importante polo turístico e também para compras em Campos de Jordão. Caso tenha interesse, você pode visitar ainda o Parque Capivari, que fica próximo.

3. Bosque do Silêncio

O que fazer em Campos do Jordão: Bosque do Silêncio – publicado pelo canal Silas Lozano Paz, no YouTube

O Bosque do Silêncio é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão, com entrada gratuita. Bastante arborizado, com várias espécies de plantas e flores, o bosque é uma opção perfeita para relaxar em meio à natureza. É também um ótimo lugar para fazer muitas e belas fotos da viagem. Outro detalhe bacana é que o Bosque do Silêncio não fica em alguma local distante ou isolado: está localizado a poucos minutos do centro de Capivari.

4. Museu Casa de Xilogravura

O que fazer em Campos do Jordão: Museu Casa de Xilogravura – publicado pelo canal camposdojordaowebtv, no YouTube

Para fechar o primeiro dia, conheça o Museu Casa de Xilogravura, dedicado a esta técnica artística que consiste na impressão sobre o papel ou outro objeto com uma matriz entalhada em madeira, conforme explica o site oficial. Inaugurado em 1987, o local preserva uma série de obras e a estrutura também vale a visita, com uma bela casa e jardins.

Roteiro 2º dia em Campos do Jordão: natureza e cultura em Campos do Jordão

Após um bom descanso – ou aproveitar a vida noturna de Campos do Jordão -, vamos ao segundo dia na cidade.

Veja o mapa do segundo dia clicando aqui.

1. Bondinho

O que fazer em Campos do Jordão: Bondinho

O que fazer em Campos do Jordão: Bondinho – Foto: Governo do Estado de São Paulo

Comece o dia com um passeio de bondinho, uma viagem histórica que permite conhecer melhor a paisagem da região e a história da estrada de ferro da cidade. Você pode fazer o percurso pela cidade ou ir até a cidade de Santo Antônio do Pinhal. Se você gosta deste tipo de passeio, é uma boa oportunidade de conhecer a área por uma outra perspectiva. Certamente será bem empolgante caso esteja viajando com crianças.

2. Amantikir

O que fazer em Campos do Jordão: Amantikir – publicado no canal Brandolins, no YouTube (para ver o Amantikir, comece a assistir no minuto 7:45 ou clique aqui)

Parque repleto de jardins, o Amantikir é mais um local para explorar a natureza em Campos do Jordão. Segundo a organização do local, o parque conta com mais de 700 espécies de plantas ao longo dos seus 60.000 m² de espaço. Conta ainda com um labirinto que torna a visita ainda mais interessante. O espaço é amplo e é legal reservar bastante tempo para visitar o lugar. É uma boa pedida para curtir o pôr do sol em um fim de tarde na cidade!

Uma curiosidade sobre o nome do parque é que amantikir vem da língua indígena tupi e significa “a montanha que chora”. Esta era a forma como eles chamavam a serra. Com a chegada dos portugueses, “amantikir” virou “Mantiqueira”.

3. Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista é de propriedade do governo de São Paulo e, apesar de ser uma das residências oficiais, é aberta para visitação do público. Foi neste palácio que o Festival de Inverno de Campos do Jordão acontecia, até 1978. Ali você vai encontrar muitas obras de arte de importantes nomes como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Candido Portinari e Di Cavalcanti, além de esculturas e a própria decoração e arquitetura do espaço que enriquecem a visita.

4. Museu Felícia Leirner

O que fazer em Campos do Jordão: Museu Felícia Leirner – publicado pelo canal Museu Felícia Leirner, no YouTube

Para fechar o dia, que tal visitar o Museu Felícia Leirner? Construído em homenagem à escultora polonesa, nascida em viveu entre 1904 e radicada no Brasil desde 1927. Junto ao museu você vai encontrar ainda o Auditório Cláudio Santoro, onde acontece hoje o Festival de Inverno. Vale a pena passar por lá para conhecer.

Roteiro 3º dia em Campos do Jordão: diversão na Suíça Brasileira

Para o terceiro e último dia em Campos do Jordão, não deixe de conhecer outros pontos importantes da cidade, que proporcionam bastante diversão para os visitantes. Como não poderia deixar de ser, também há locais para curtir a natureza na cidade.

Veja o mapa do terceiro dia clicando aqui.

1. Aventura no Rancho

Comece o dia em ritmo de aventura e em contato com a natureza na fazenda Aventura no Rancho. O local é uma área de proteção ambiental que conta com uma série de atividades para crianças e adultos. Diversão de sobra com arvorismo, escalada, tirolesa, passeio a cavalo, bikepark e paintball. Incluímos outras opções no terceiro dia, mas apenas este parque já oferece atividades suficientes para um dia inteiro.

2. Horto Florestal

O que fazer em Campos do Jordão: Horto Florestal – Vídeo publicado pelo canal Viagens ao Redor do Mundo, no YouTube

O Parque Estadual Campos do Jordão ou Horto Florestal é a segunda opção para visitar no último dia de viagem. Criado no ano de 1941, por lá você vai poder entrar em contato com a natureza (há bosques, lagos, cachoeiras, dentre outros), fazer atividades como arborismo e trilhas, e provar da gastronomia local. Fique atento ainda ao horário de funcionamento, das 10h às 16h. No caminho para o Horto Florestal, não deixe de passar pelo Borboletário Flores Que Voam, uma atração à parte na cidade.

3. Parque Floresta Encantada

O que fazer em Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão: Parque Floresta Encantada – Foto: Guia de Campos do Jordão

Se você está viajando com crianças, vale a pena visitar o Parque Floresta Encantada. Repleto de casas temáticas inspiradas nos contos de fadas, o espaço é um deleite para as crianças e certamente ficará eternizado na memória delas. É um lugar bem agradável para os adultos também, por ser bem arborizado e ao ar livre. Entre as histórias relembradas em cada casa temática, temos a Branca de Neve e os Sete Anões.


Bônus: conheça melhor a região serrana de SP

Campos do Jordão não é a única cidade na região serrana do estado de São Paulo que vale a pena conhecer! Embora seja a mais famosa delas, há outras cidades encantadoras que podem ser incluídas no seu roteiro de viagem. Para ajudá-lo(a) nesta tarefa, a Oficina de Inverno selecionou alguns pontos extras para você incluir no roteiro, caso tenha mais dias disponíveis na viagem.

1. Santo Antônio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal é uma das estâncias climáticas de São Paulo e uma boa opção para ampliar o roteiro de viagem. A cidade fica a cerca de 16 km de Campos do Jordão. Uma visita ao Jardim dos Pinhais não pode faltar em seu roteiro: há uma grande variedade de jardins e plantas para conhecer.

Entre os locais que valem a pena conhecer na cidade lembramos também da Fazenda Renópolis, um espaço bem familiar e com clima de casa no campo que é maravilhoso. Localizada na altura do KM 38 da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, o local é uma RPPN, ou seja, uma reserva particular do patrimônio natural, um tipo de unidade de conservação.

2. Pico do Itapeva

Vídeo publicado pelo canal Mundo a Explorar, no YouTube

Localizado na cidade vizinha de Pindamonhangaba, o Pico do Itapeva fica a apenas 12 km de Campos de Jordão. Por ser próximo da cidade, é uma boa opção de substituição no roteiro de três dias que você acabou de ler ou pode ser uma opção de passeio para um quarto dia na cidade.

O local cobra estacionamento e entrada por pessoa. Por ser um mirante, não vale a pena visitar em um dia nublado, porque a visibilidade fica prejudicada e você não vai conseguir aproveitar a bela vista do Pico do Itapeva.

3. São Bento do Sapucaí

Embora a principal atração turística de São Bento do Sapucaí seja mesmo a Pedra do Baú, a cidade na região serrana de São Paulo como um todo é um verdadeiro charme. Localizada a aproximadamente 33 km de Campos do Jordão, a pequena cidade paulista tem no turismo de natureza o seu principal foco. Vale a pena ficar de olho também no artesanato local e na produção da Associação Arte no Quilombo.


Confira nosso super resumo sobre Campos do Jordão!

Agora que você já sabe o que fazer em Campos do Jordão, conheça um pouco mais sobre a cidade no nosso infográfico com o resumo das informações gerais sobre Campos do Jordão:

O que fazer em Campos do Jordão

Infográfico com informações gerais sobre Campos do Jordão