Veja quais são as 8 fibras mais usadas em roupas de inverno

Veja quais são as 8 fibras mais usadas em roupas de inverno

Para se manter aquecido durante o inverno, é importante manter o calor natural do corpo e evitar que o frio e o vento entrem em contato com a pele. Nem todo mundo sabe, mas a composição dos tecidos de inverno faz toda a diferença. 
Para se manter aquecido durante o inverno, é importante manter o calor natural do corpo e evitar que o frio e o vento entrem em contato com a pele. Nem todo mundo sabe, mas a composição dos tecidos de inverno faz toda a diferença. As fibras usadas nas roupas de inverno são responsáveis pela retenção do calor junto ao corpo, permitindo, em maior ou menor intensidade, que o calor saia e que o frio entre na roupa.

Dentro dessa classificação, existem três tipos de fibras:

  • NATURAIS, de origem animal e vegetal, já encontradas em forma de fibras na natureza;
  • ARTIFICIAIS, de origem natural, que são transformadas em fibras têxteis em laboratório;
  • SINTÉTICAS, que são criadas em laboratório.

Muitas vezes, peças aparentemente iguais possuem fios diferentes, por isso uma protege mais contra o frio do que a outra. Um exemplo disso é a blusa de tricot de algodão, que deixa o vento frio passar por ela (por ser porosa), e uma blusa de tricot de acrílico, que barra o fluxo de ar. Aqui vale uma observação: é importante levar em conta a composição dos fios para entender como eles funcionam para não se confundir ao escolher a peça ideal. Às vezes, uma peça “mais fina” aquece mais que uma roupa mais grossa. Isso acontece com as nossas Super Térmicas, por exemplo. Elas aquecem mais do que uma peça de tricot e isso acontece por causa das características dos fios que compõem essas duas peças.


As 8 fibras mais usadas em roupas de inverno

Para a Oficina de Inverno, o mais importante é que os nossos mamutes viajantes se sintam confortáveis e estilosos nas suas viagens ao frio. Por isso, trazemos algumas das fibras mais utilizadas no inverno e a melhor forma de usá-las. Vamos conhecer?

1. Algodão


Na imagem, detalhe de uma peça produzida com um tecido composto por 65% algodão e 35% lã

É uma fibra natural de origem vegetal, bastante porosa. O algodão permite com maior facilidade o fluxo de calor entre o corpo e o ambiente, além de absorver mais umidade. Por isso não é um tecido indicado para temperaturas baixas. O ideal é que as peças de algodão sejam usadas junto com outras fibras (como o acrílico), misturando a proteção térmica dessas outras fibras com o toque macio do algodão. Peças com fibra de algodão costumam ser usadas no frio ameno (acima de 12ºC) como primeira camada, e misturadas a outras fibras em blusas e cardigans.

2. Seda


Lenço estampado de seda

Apesar de ser uma fibra de natural de origem animal, a fibra de seda é também uma fibra porosa. Ela permite a troca de calor entre o corpo e o ambiente. Por isso, a seda não é indicada para temperaturas baixas. Mas isso não impede que ela seja utilizada no frio! A seda possui toque macio e aveludado e a aparência naturalmente brilhosa. Nas peças de frio a lã pode ser combinada com outras fibras mais adequadas a estação, como o acrílico e a cashmere. Tais peças oferecerão a maciez da lã junto com a proteção térmica. Normalmente é utilizada junto com outras fibras em pashminas e xales.

3. Lã


Na imagem, detalhe de uma peça de tricot de lã

Fibra natural de origem animal, a lã é um isolador térmico, ou seja, ajuda a manter o calor natural do corpo dentro da roupa. Por isso, é uma fibra muito indicada para o inverno. Apesar disso, às vezes a lã não possui um toque agradável, chegando a “pinicar” ao entrar em contato direto com a pele. Os tipos de lã variam de acordo o animal que a fibra foi retirada – por exemplo, merino, ovelha e angorá -, tendo algumas variações no toque do tecido. As peças de lã necessitam de um cuidado especial: os fios possuem elasticidade, então é preciso ter cuidado ao puxar ou pendurar para não deformar as peças, que devem ser lavadas à mão. As fibras de lã são muito utilizadas em roupas de inverno, tanto misturadas com outras fibras quando sozinhas, em blusas, meias, luvas, cachecóis, casacos e outros tipos de peça.

4. Cashmere


Na imagem, detalhe de uma peça produzida com tecido composto por cashmere

É um tipo de fibra de lã, vinda das planícies região do Kashmir, no norte da Índia. Compõe um tecido leve, com toque macio, diferente das outras fibras de lã. Por isso, a Cashmere é considerada uma fibra nobre. É bastante recomendada para frio intenso: por ser uma lã evita a perda de calor natural, além de ser um tecido leve – não cria muito volume – e não “pinica” na pele. Normalmente a Cashmere é utilizada em xales, pashminas e cachecóis.

5. Poliéster e Poliamida


Ampliação de uma peça produzida com tecido composto por poliéster

Por serem fibras sintéticas, derivadas do petróleo, o poliéster e a poliamida são tecidos que dificultam a respiração da pele. Isso quer dizer que a composição dessas fibras não permite tanto a troca de calor entre o corpo e o ambiente. Isso ajuda a manter a temperatura natural e a aquecer o corpo. Além disso, essas fibras absorvem pouca umidade e secam rapidamente. Por esses motivos as peças que possuem poliéster e/ou poliamida na composição são bastante recomendadas para locais com previsão de chuva. Costumam ser usados tanto misturados com outras fibras (juntando as propriedades de cada fibra), como puros. Essas fibras são bastante usadas em casacos, nas roupas térmicas, peças impermeáveis e blusas.

6. Acrílico


Na imagem, ampliação de uma peça de tricot de acrílico

O acrílico é uma fibra sintética, também derivada do petróleo. É um excelente isolador térmico, mantém o corpo bem aquecido, e por isso é ideal para o inverno. Além disso, possui secagem rápida, o que facilita (e muito!) nas viagens. Possui o toque e a aparência semelhante à lã, mas com o tempo forma pilling (aquelas bolinhas), por causa do atrito com outras superfícies. É comum utilizarem a fibra acrílica misturada com o elastano, para aumentar a elasticidade e o conforto da peça. Também é utilizada com outras fibras, como a própria lã, para aumentar o isolamento térmico no frio intenso. É comum encontrar a fibra acrílica em blusas e calças de tricot, gorros, luvas e cachecóis.

 

7. Mousse


Ampliação de uma peça produzida com o fio de mousse

O mousse é um fio resultado da mistura das fibras de acrílico, poliamida, viscose e algodão. Por ser uma mistura de vários fios, combina várias características, como o isolamento térmico, a maciez e a durabilidade, além de maior resistência a formação de pilling. As peças com mousse na composição costumam ter um valor mais alto, porque ela é considerada uma fibra nobre. O mousse é encontrado em blusas, casaquetos e casacos, além de cachecóis.

8. Bouclè


Na imagem, ampliação de uma peça produzida com fio bouclè

É um fio retorcido, de acrílico ou de uma mistura de outras fibras, que cria uma textura de crespa. Por ser bastante texturizado, as peças não são muito macias, mas possuem um excelente isolamento térmico. O bouclè costuma ser utilizado em blusas e ponchos.