Confira 15 locais para assistir flamenco na Espanha, de Madrid a Sevilha

Confira 15 locais para assistir flamenco na Espanha, de Madrid a Sevilha

Em uma viagem à Espanha, assistir a um espetáculo de flamenco é algo que faz parte da experiência de visitar o país. A dança e a música flamenca está bastante conectada com a história da Espanha e é um dos grandes símbolos nacionais. Além disso, é patrimônio cultural imaterial da humanidade desde 2010. Pensando nisso, a Oficina de Inverno preparou uma lista com dicas de 15 locais para você assistir flamenco na Espanha.

Segundo o site DW Brasil, a região de Andaluzia, na Espanha, é o berço do flamenco. Granada é “um local que durante séculos foi governado pelos árabes. Acredita-se que a música árabe tenha influenciado diretamente a criação do flamenco”, afirma a reportagem do site DW Brasil. Confira abaixo o material completo:

Vídeo publicado pelo canal DW Brasil, no YouTube


15 locais para assistir flamenco na Espanha

Uma curiosidade sobre este universo é que os locais onde são realizados os espetáculos de flamenco são chamados de tablaos. Há também os bares de flamenco, que dedicam-se a fortalecer esta arte. Vamos então conhecer os selecionados pela Oficina de Inverno?

Onde assistir flamenco em Granada

Vídeo publicado pelo canal MrCelloholic, no YouTube

1. Cueva de los Tarantos: para começar, um local bastante característico e com uma ambientação diferente do que se costuma ver nas casas de flamenco mais tradicionais: a Cueva de los Tarantos. O local, como o nome sugere, é uma espécie de caverna onde os shows de flamenco acontecem, tornando a experiência bastante intimista.

2. Venta El Gallo: outra uma ótima escolha para quem está em Granada. Ali você poderá assistir um espetáculo no estilo zambra, criado na cidade por ciganos.

3. Tablao Jardines de Zoraya: localizado no bairro de Albaicín, este tablao oferece também a opção de jantar para quem está assistindo a um espetáculo na casa.

Flamenco em Madrid

Vídeo publicado pelo canal WORLD HOPPER RAUL, no YouTube

4. Tablao Flamenco Torres Bermejas: para quem busca uma boa casa de espetáculos em Madrid, este tablao é uma excelente opção! O local, além dos shows de flamenco – a parte principal -, também conta com bar, jantar e as famosas tapas. O valor do ingresso costuma ser mais caro, mas há outras boas opções na cidade.

5. Cafe Ziryab: exemplo de outro local para assistir flamenco com valores mais baratos, mas sem perder a qualidade, essencial quando se fala de qualquer tipo de apresentação, especialmente quando é algo tão tradicional.

6. Corral de la Moreria é também uma alternativa para os viajantes em Madrid. Autointitulado como “o mais famoso tablao flamenco no mundo” e fundado em 1956, é uma boa opção para quem deseja visitar um local maior e mais prestigiado, bem turístico.

7. Las Tablas: localizado próximo a Praça da Espanha, Las Tablas possui o mais palco da cidade de Madrid e tem, entre seus diferenciais, a oferta de aulas de flamenco para grupos. Uma boa oportunidade para fazer parte dessa dança, não acha?

8. Café de Chinitas: com sua grande ofertas de locais para assistir flamenco, nosso tour pela capital espanhola termina no Café de Chinitas, um ponto importante da cidade e com referências e inspiração em outro local de grande relevância para o país neste setor: o Café de Chinitas de Málaga.

Onde ver flamenco em Barcelona

Vídeo publicado pelo canal Tablao de Carmen BCN, no YouTube

9. Palacio del Flamenco: se estiver em Barcelona, esta é uma boa opção para assistir a um espetáculo dessa legítima dança espanhola. O local é o maior teatro de flamenco da cidade, que remonta à década de 1920. Há diversas opções para quem visita o teatro, com bebida ou comida.

10. Tablao Cordobés: este tablao é mais uma alternativa em Barcelona, mais intimista que o Palacio del Flamenco. O espaço também oferece as opções de show com bebida ou com jantar.

11. Tablao de Carmen: para finalizar o nosso tour por Barcelona, fica a dica do Tablao de Carmen, que homenageia a cantora e dançarina Carmen Amaya, um dos grandes nomes da cultura flamenca.

Para assistir flamenco em Sevilha

Vídeo publicado pelo canal La Casa del Flamenco – Auditorio Alcántara, no YouTube

12. Sala Tronío: em Sevilha, capital da Andaluzia, você também vai encontrar boas apresentações de flamenco. É o caso da Sala Tronío, um bar de flamenco interessante por não ser um local turístico. Fica localizado no bairro de Triana, onde você encontrará outras boas opções de bares – basta caminhar um pouco pela área, não é nada difícil de encontrar.

13. La Casa del Flamenco: já no bairro de Santa Cruz você vai encontrar La Casa del Flamenco, local instalado em um palácio do século XV que, por si só, já traz uma aura interessante e ambienta o visitante ao espetáculo que vai acontecer ali.

14. Casa de la Memoria: outra opção é a Casa de la Memoria, um centro cultural localizado no centro histórico da cidade. Ali você também vai encontrar um museu que realiza outros tipos de atividades, como exposições.

15. Museo del Baile Flamenco: com uma pegada mais moderna e de maneira muito criativa, o Museo del Baile Flamenco é um projeto de Cristina Hoyos, dançarina de flamenco bastante reconhecida no país, com espetáculos e aulas da dança espanhola.


Conheça a Espanha com a Oficina de Inverno!


Para saber mais sobre a Espanha, não deixe de conferir as indicações de posts nos links acima. E se você deseja continuar acompanhando as nossas dicas de viagem e como se vestir no frio, siga o nosso perfil no Instagram. Basta buscar por @oficinadeinverno ou clicar aqui. Por lá, compartilhamos conteúdos de viajante para viajante!