Por isso, a Oficina de Inverno preparou um guia especial e completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Continue a leitura e confira!
O que você precisa saber sobre o clima de Londres
Para este tópico, uma dica que sempre damos aos clientes que visitam as lojas físicas ou enviam suas dúvidas pelos nossos canais digitais, é verificar a previsão do tempo para os dias em que você vai viajar. Uma boa forma de fazer essa pesquisa é através do site AccuWeather, uma plataforma bastante completa.
Quando falamos em clima, as informações referem-se às médias históricas e a forma como o clima costuma se comportar em um determinado destino. Porém, como sabemos, uma série de fatores pode influenciar e acarretar mudanças. Por isso, é fundamental fazer a pesquisa para o período da viagem em questão. Dito isto, vamos às dicas!
-
Londres: localização e clima
Capital da Inglaterra, Londres fica localizada no hemisfério Norte do planeta Terra. Desse modo, a estação fria começa em novembro e só termina em março. Nesse período, as temperaturas costumam variar entre temperaturas próximas de 0ºC, podendo chegar à escala negativa das temperaturas, o que configura, portanto, frio intenso. Em períodos mais amenos, o frio é moderado.
Londres é uma cidade em que chove muito, assim a temperatura pode variar e ter imprevistos mesmo em estações de temperaturas mais amenas. Outro fator importante a observar é o vento. Em dias mais quentes a sensação térmica pode continuar sendo de baixa temperatura em razão de ventos fortes. Pense nisso para fazer as melhores escolhas de roupas para o inverno em Londres, com base em nosso guia a seguir.
Vale lembrar que não é sempre que neva em Londres, mas o clima é bem úmido e durante o inverno os dias são mais curtos.
-
Quais são as estações do ano mais frias em Londres?
De maneira geral, as estações mais frias do ano em Londres são outono e inverno. Durante esse período, as temperaturas caem bastante em relação ao verão, por exemplo, o que exige a preparação correta em relação ao vestuário. Afinal, ainda que Londres não seja a cidade mais fria da Europa, o clima é bastante frio para o padrão brasileiro.
Como a cidade está localizada no hemisfério Norte, as estações do ano acontecem nos seguintes períodos do ano:
ESTAÇÃO | INÍCIO | FIM |
Primavera | 20 de março | 21 de junho |
Verão | 21 de junho | 23 de setembro |
Outono | 22 ou 23 de setembro | 22 de dezembro |
Inverno | 22 de dezembro | 20 de março |
-
Atenção à diferença entre temperatura e sensação térmica!
Você sabia que a sensação térmica que você pode ter em um determinado ambiente pode ser bem diferente da temperatura marcada no termômetro? Diversos fatores podem influenciar nessa equação: o seu nível de sensibilidade ao frio, se há ventos fortes ou muita umidade… É preciso estar atento(a) a tudo isso! O próprio AccuWeather mostra essa diferença quando apresenta o RealFeel: em uma dada temperatura, qual a verdadeira sensação térmica? Clique aqui e veja um exemplo.
O que você precisa saber para se vestir de forma adequada no frio
Antes de começarmos o guia propriamente dito, cabe algumas orientações sobre como se vestir no frio em Londres. Para se vestir no frio, se ele moderado ou intenso, a nossa principal recomendação é usar camadas de roupas.
Esse sistema é bastante eficiente na proteção contra o frio e vai te ajudar a ficar bem aquecido com poucas peças de roupas. Isso acontece porque cada peça cumpre uma função específica na composição do look, pensado justamente para protegê-lo(a) do frio.
Os locais fechados (geralmente) e o metrô possuem sistema de aquecimento. O grande truque, então, é escolher um tipo de agasalho que proteja nos ambientes externos e não sejam trabalhosos quando você chega em locais fechados – restaurantes e museus, por exemplo.
Colocar várias camadas de roupa pode não ser uma boa saída. Isso porque você pode acabar passando o dia tirando e colocando peças de roupa. Foque em escolher as peças certas para não precisar usar mais que três camadas.
Como se vestir no inverno em Londres durante o frio intenso
(abaixo de 5ºC)
Feitas as devidas introduções sobre o tema, veja agora como organizar a sua mala atendendo ao sistema de camadas de roupas:
1. Primeira camada
Para enfrentar o inverno em Londres começamos com a primeira camada, formada por roupa térmica, luvas e meias térmicas. Estes itens são indispensáveis na sua viagem para Londres. Isto acontece porque o clima londrino, conforme dissemos anteriormente, possui frio rigoroso no inverno, com muita chuva e vento.
Por causa do vento e da chuva, a sensação térmica pode estar mais baixa do que a temperatura ambiente e é justamente por isso que a roupa e acessórios térmicos se fazem indispensáveis. Estas peças garantirão que o calor corporal seja mantido e você permaneça aquecido(a) mesmo em temperaturas negativas.
Confira as opções de roupas de frio para usar na primeira camada:
≫ Roupa Super Térmica
≫ Luvas Térmicas + Nevasca ou de couro Mônaco
≫ Meias Super Snow + Palmilhas de lã natural
2. Segunda camada
Já na segunda camada de roupas, você chega ao ponto intermediário desse sistema. A ideia é garantir que a função da primeira camada de roupas seja reforçada. Por isso, é fundamental que você escolha peças que possuem uma trama fechada e que, portanto, impedem a entrada do vento e do frio.
Desse modo, deixe em casa as peças de algodão (em especial, jeans). Isto porque as peças de algodão são porosas e permitem a entrada do frio com facilidade, facilitando a perda de calor corporal.
Aqui você deve recorrer às peças confeccionadas com tecido acrílico, lã ou cashmere para as blusas e acrílico ou fleece para as calças.
Confira as opções de roupas de frio para usar na segunda camada:
≫ Blusas de Tricot (de lã natural ou sintética)
≫ Calça de frio
Para mulheres: calça de tricot reta ou legging (por exemplo, o modelo Invernada)
Para homens: calça de lã, como por exemplo, o modelo Winter
≫ Botas de couro forradas
E atenção: caso a bota não seja forrada, use a palmilha de lã natural junto
3. Terceira camada
Por fim, a terceira camada é responsável não só por barrar a entrada do frio, como proteger de outros fatores externos, a exemplo da umidade.
Confira as opções de roupas de frio para usar na terceira camada:
≫ Casacos Doudoune com peluche ou Jaqueta Winter Explorer
≫ Gorros: Winter, Nevasca e/ou Sibéria
≫ Faixa térmica Nevasca e/ou protetores de orelhas
≫ Cachecóis Nevasca e/ou Gola Nevasca
Pronto! Agora você já sabe todas as dicas pra se preparar para o inverno de Londres, o que facilita e muito o planejamento. Mas quais peças são indispensáveis na sua mala de viagem? Vamos ver a seleção dos experts em frio da Oficina de Inverno!
Essenciais: confira as peças que não podem faltar na mala!
Para te ajudar a levar na mala as peças que têm mais a ver com o clima londrino, selecionamos 4 peças indispensáveis, que você confere a seguir! As recomendações feitas neste guia são feitas com base na sensibilidade térmica média de nossos viajantes. Você pode ajustar as nossas indicações de acordo com o seu perfil: se você é uma pessoa mais sensível ou mais resistente ao frio.
Saber o que levar na mala para Londres certamente vai te ajudar a aproveitar melhor a viagem. Afinal, ninguém quer entrar em uma fria e passar a viagem trancado no quarto de hotel ou visitando apenas locais fechados, não é mesmo?
1. Roupa Super Térmica
A roupa Super Térmica primeira camada na hora de se vestir e serve para reter o calor do corpo, garantindo que você não vá sofrer com o frio! O uso da roupa térmica é recomendado para temperaturas abaixo de 10ºC, mas abaixo de 8ºC já é considerado necessário para evitar o frio!
Além disso, ela é peluciada na parte interna da peça, respirável (o suor não fica em contato com o corpo) e antibacteriana (devido ao tratamento com nanopartículas de prata). Por isso, pode ser usada por até 7 dias sem lavar.
A roupa térmica é tão importante quanto um bom casaco. O casaco impede que o frio entre no corpo e a roupa térmica impede que o calor saia do corpo. A Super Térmica está disponível nas versões masculina, feminina e infantil.
2. Gola Térmica Nevasca
O clima de Londres é bastante úmido e com muito vento durante o inverno, então a melhor opção para proteger o pescoço do frio é optar pela gola térmica Nevasca. Ela protege não só o pescoço, como pode ser levantada e cobrir até a altura do nariz, protegendo dos fortes ventos.
Por ser térmica e proteger do vento, é bastante benéfica para pessoas que possuem problemas respiratórios, como sinusite e rinite, além de protegê-lo(a) de um resfriado. Assim, ela será o acessório salvação no pescoço e protegerá o rosto se for necessário usá-la levantada.
Para dar um charme a mais na composição do look, você pode colocar outros acessórios por cima, que não aquecem tanto, mas conferem muito estilo ao look. É o caso dos cachecóis, echarpes, estolas, xales, pashminas e lenços. Desse modo, você combina os acessórios com o máximo de proteção contra o frio, sem perder o estilo!
3. Legging Nevasca
Para o frio intenso no inverno londrino, escolha calças de frio mais estruturadas e que não passam vento. Por isso, jeans nem pensar! Produzido com bastante algodão em sua composição, o jeans deixa passar o vento frio. A dica dos Mamutes da Oficina de Inverno é usar a calça legging Nevasca.
4. Casaco de lã italiana
O casaco de lã italiana é bastante sofisticado e a cara de Londres! Por toda a elegância que esta peça confere ao look é que incluímos o modelo na nossa lista de essenciais!
Entretanto, fique atento à previsão do tempo, pois os casacos de lã natural, apesar de serem quentinhos e alinhados, merecem uma atenção especial, pois não são resistentes à água (ou seja, não podem ser molhados).
Por isso, nos dias chuvosos, opte por um casaco impermeável ou resistente à água. A jaqueta Winter Explorer ou o doudoune Moose são ótimas opções para enfrentar os dias de chuva.
Conheça a Inglaterra com as dicas da Oficina de Inverno!
A cidade de Londres, bem como a Inglaterra de uma maneira geral, são destinos bastante desejados por viajantes do mundo todo. A cultura, o charmoso sotaque britânico, a mistura de povos convivendo ali, a história e belezas naturais são grandes atrativos da terra da Rainha.
Uma das poucas monarquias que se mantém e são bem sucedidas ainda no século XXI, a Inglaterra tem uma história longa e repleta de coisas interessantes para conhecer. O fato de manter-se como monarquia gera bastante curiosidade e muitos dos pontos turísticos do país estão ligados à família real. É o caso, por exemplo, do Palácio de Buckingham em Londres e o Castelo de Windsor, em Berkshire.
Pensando em tudo isso, a Oficina de Inverno reuniu diversos posts com informações e dicas úteis sobre o país, que você pode conferir gratuitamente.
>> Saiba mais sobre Londres e a Inglaterra com os guias da Oficina de Inverno clicando aqui.
Saiba mais: veja como se vestir no frio com nossos guias!
Acreditamos que informação deve ser compartilhada! Por isso, formulamos tantos guias e dicas gratuitas tanto aqui no blog como em outros canais da Oficina de Inverno (redes sociais, newsletter, YouTube…). Para complementar o planejamento da sua viagem para Londres, selecionamos outros posts que irão ajudar:
- O que levar na mala de inverno compacta: guia completo (leia aqui!)
- Super Térmica: a roupa térmica indispensável para se proteger do frio (leia aqui!)
- Com a Linha Winter Explorer, enfrente o frio de até -15ºC (leia aqui!)
Todas essas peças estão disponíveis no Iglu Virtual da Oficina de Inverno, além de várias outras. Corre lá! E não esqueça de acompanhar outros posts com dicas para a sua viagem! Você também pode aprender como se vestir no frio com os Mamutes especialistas em frio no Instagram. O perfil é @oficinadeinverno.