Gastronomia da Espanha
Confira agora o que faz a gastronomia da Espanha tão rica e especial. Elegemos pratos variados, para todos os gostos!
1. Paella
Primeiro prato da lista e não podia ser diferente! Correndo o risco de incorrer em clichês com essa escolha, não podemos nos furtar ao fato de que a paella é reconhecidamente um dos pratos típicos mais famosos da Espanha. Sem exageros! Até quem nunca foi a Espanha e quem nem sabe que esse é um prato espanhol provavelmente já ouvir falar em paella.
Originário de Valencia, o prato, à base de arroz, lembra bastante o risoto pela consistência e pode ser preparado com frango, pato ou frutos do mar. Além disso, leva muitos temperos, em especial o açafrão. A paella é preparada na paellera (panela que você pode ver na foto).
2. Tapas
Nos bares e até mesmo restaurantes, as tapas são petiscos muito comuns na Espanha. Em sua composição, croquetes ou batatinhas cobertas por vários de tipos de acompanhamentos: jamón (o famoso presunto cru espanhol), almôndegas, anchovas, camarões fritos, queijo manchego com molho de mel, entre outros.
3. Crema catalana
Uma pausa nos pratos salgados para uma sobremesa irresistível. A crema catalana é a adaptação espanhola do delicioso crème brûlée francês. Assim, o que você vai provar é uma base cremosa com uma crosta de açúcar caramelizado por cima – que é facilmente quebrada com umas batidinhas da colher. Como o próprio nome já sugere, é um prato para ser apreciado na Catalunha.
4. Tortilla
Preparada com ovo e batatas fritas, a tortilla lembra bastante o omelete, mas o sabor é ainda mais especial. A mistura, bastante simples, é difícil de ser replicada com o mesmo sabor que aquele encontrado na Espanha.
5. Pulpo a la gallega
Se você é apaixonado por frutos do mar, não pode deixar de provar esse prato típico da gastronomia da Espanha. O Pulpo a la Gallega nada mais é que um prato preparado à base de polvo cozido, azeite e pimentão. O polvo é cozido inteiro e depois cortado em pedaços. Criada na Galícia, a receita conquista o paladar dos visitantes.
6. Gazpacho
O gazpacho é uma sopa fria à base de tomate, pepino, alho e pimentão, entre outros ingredientes. Esse é um prato mais controverso, pela sua composição, mas que vale a pena provar. Afinal, a culinária do lugar nos mostra muito sobre sua cultura e história. E somos do time que é preciso imergir na cultura local para aproveitar ao máximo a experiência de viagem.
7. Bocadillo
Se você está na Espanha e deseja um lanche rápido, mas generoso, para recuperar as energias entre um passeio e outro, o bocadillo de jamón é uma boa pedida! Com uma variedade de tipos, esse sanduíche tem como base a baguete. Entre os recheios, você pode escolher o jamón (presunto), chouriço, vitela, porco, peru, frango e peixes. Dentre eles, o bocadillo de jamón é um dos mais famosos.
Não espere encontrar alface, picles, cebolas ou molhos. Em geral, o prato não leva esses ingredientes. O sanduíche pode ser servido frio ou quente.
8. Sangria
Agora entramos na seara das bebidas. A sangria é uma das mais famosas bebidas da Espanha – não vá embora do país sem prová-la! É uma espécie de coquetel feito com um mix de vinho e frutas. Bastante refrescante, é uma delícia!
9. Churros
Bastante amado por brasileiros, os churros é uma comida típica da Espanha – embora muitos tenha a impressão errônea que seja típico do México, talvez por influência do seriado Chaves. Ao contrário da versão brasileira, os churros espanhóis habitualmente não recebem recheio, mas mesmo assim são bastante saborosos.