Mapa da Alemanha: 7 praças para visitar no inverno

Mapa da Alemanha: 7 praças para visitar no inverno

A Alemanha é o destino do mês aqui na Oficina de Inverno e a gente não poderia deixar de falar sobre as praças. Sim! O mapa da Alemanha tem tantas opções que não sabemos nem por onde começar!

Em sua história, as praças nasceram com um papel social muito forte, de agregar as pessoas, reunir todos em um espaço comum. Desde a Grécia, passando pela história do cristianismo, aos dias atuais, as praças são espaços de acontecimentos marcantes e de encontro com o outro. Há uma infinidade de praças mundo afora e é difícil encontrar alguém que não reconheça sua importância para a vida na cidade. A impressão que temos ao passear por uma praça é que a cidade se encheu de vida, não é mesmo?

É um tanto de história e beleza que você pode ver Alemanha afora. O país investiu muito na arquitetura desses locais e um passeio por pelo menos uma dessas praças é algo que não pode faltar no seu roteiro. E o melhor de tudo: é mais uma daquelas atividades turísticas para fazer de graça, o que vai ajudar muito se você está fazendo uma viagem com budget apertado – mas é maravilhoso mesmo se esse não é o seu caso.

Algumas praças alemãs, mais secas (com pouca arborização), podem parecer desinteressantes aos olhos acostumados a muito verde. Mas não se engane: elas também têm muito a oferecer. Sozinho, a dois ou com um grupo de amigos, passear pelas praças alemãs é um programa perfeito para as tardes de inverno!

Selecionamos algumas das praças mais bonitas nas principais cidades alemãs. Vamos começar a tour?


BERLIM

1. Potsdamer Platz


No inverno, a Potsdamer Platz vira o point de esqui no gelo e tobogã (Foto: Dispatches Europe)

A primeira parada no mapa da Alemanha. Essa é uma das praças mais cheias de história da lista. De um local de vida cultural agitada, passou por muitas mudanças e devastação durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, restaurada, a Potsdamer Platz agracia os visitantes com um espaço arquitetônico sofisticado e moderno.

2. Gendarmenmarkt


Gendarmenmarkt no inverno e o requinte arquitetônico (Foto: Herole)

Essa praça fica localizada no centro histórico de Berlim e tem um charme encantador, além de muita coisa para ver. Não é à toa que os moradores de Berlim a consideram a praça mais bonita da cidade, pois ela é merecedora da admiração de turistas e locais! Há duas catedrais quase gêmeas, uma francesa e a outra alemã: a Französischer Dom e a Deutscher Dom. A praça abriga ainda a estátua do poeta e dramaturgo Friedrich Schiller, esculpida pelo alemão Reinhold Begas. A Gendarmenmarkt é cercada por restaurantes e cafés.

3. Pariser Platz

A Pariser Platz vista do alto (Foto: Pure Glam)

A praça fica no final da Unter den Linden e é uma das praças mais famosas de Berlim. Nela fica localizado o Portão de Brandemburgo, que indicamos no roteiro para conhecer Berlim em um dia, aqui. Por lá você encontra ainda prédios de embaixadas e o parlamento. Um charme!

MUNIQUE

4. Marienplatz


A Marienplatz – uma das principais praças de Munique – vista do alto (Foto: Expat Explore)

Localizada no centro histórico de Munique, a Marienplatz agrega muito do valor histórico da capital da Baviera. Cartão postal da cidade, a praça foi fundada em 1158 e contém a Coluna de Maria (construída em 1638), a Câmara Municipal, o famoso relógio do prédio da Prefeitura – com bonecos que aparecem em determinados horários do dia e são uma atração à parte… Por lá também acontece o mercado do Natal. Não deixe de visitar a “Praça de Maria” quando estiver em Munique!

5. Karlsplatz


A praça congelante é linda no inverno! (Foto: Fiveprime)

Conhecida também como Stachus – em homenagem a um pub que ficava no local –, a “Praça do Carlos” é bastante agitada e com muito o que ver nela e nos arredores. Uma caminhada no local é suficiente para encontrar as antigas portas de Munique, o Palácio da Justiça e uma parada no chafariz que fica no centro da praça. Estamos em pleno inverno e essa área costuma abrigar uma pista de patinação no gelo. Um passeio diferente e imperdível!

HAMBURGO

6. Rathausmarkt


A Rathausmarkt agrega toda efervescência cultural dessa área da cidade (Foto: Citizen Femme)

Uma das principais praças de Hamburgo, a Rathausmarkt concentra bastante da gastronomia e tradição cervejeira alemã. Além disso, abriga importantes eventos durante todo o ano, que ocorrem no Rathausmarkt: desde cinema a céu aberto, passando por festival de música e mercado na época do Natal.

FRANKFURT

7. Römer Platz


A casas em enxamel da Römer Platz (Foto: mapio.net)

Essa praça – localizada em uma área da cidade que preserva a tradicional arquitetura alemã – é bastante característica e lembra logo da primeira imagem que temos quando pensamos na Alemanha. Se você já visitou Gramado, basta pensar na Avenida Borges de Medeiros. A Römer Platz se parece bastante com o visual dessa que é uma das principais avenidas da cidade do sul brasileiro – com forte influência germânica por causa dos imigrantes alemães.


Saiba mais sobre a Alemanha!


Seja em que cidade alemã você esteja viajando nesse inverno, há MUITAS opções de praças para passar uma tarde agradável. Qual a sua preferida? Conta pra gente nos comentários!