Em sua história, as praças nasceram com um papel social muito forte, de agregar as pessoas, reunir todos em um espaço comum. Desde a Grécia, passando pela história do cristianismo, aos dias atuais, as praças são espaços de acontecimentos marcantes e de encontro com o outro. Há uma infinidade de praças mundo afora e é difícil encontrar alguém que não reconheça sua importância para a vida na cidade. A impressão que temos ao passear por uma praça é que a cidade se encheu de vida, não é mesmo?
É um tanto de história e beleza que você pode ver Alemanha afora. O país investiu muito na arquitetura desses locais e um passeio por pelo menos uma dessas praças é algo que não pode faltar no seu roteiro. E o melhor de tudo: é mais uma daquelas atividades turísticas para fazer de graça, o que vai ajudar muito se você está fazendo uma viagem com budget apertado – mas é maravilhoso mesmo se esse não é o seu caso.
Algumas praças alemãs, mais secas (com pouca arborização), podem parecer desinteressantes aos olhos acostumados a muito verde. Mas não se engane: elas também têm muito a oferecer. Sozinho, a dois ou com um grupo de amigos, passear pelas praças alemãs é um programa perfeito para as tardes de inverno!
Selecionamos algumas das praças mais bonitas nas principais cidades alemãs. Vamos começar a tour?
BERLIM
1. Potsdamer Platz
A primeira parada no mapa da Alemanha. Essa é uma das praças mais cheias de história da lista. De um local de vida cultural agitada, passou por muitas mudanças e devastação durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, restaurada, a Potsdamer Platz agracia os visitantes com um espaço arquitetônico sofisticado e moderno.
2. Gendarmenmarkt
Essa praça fica localizada no centro histórico de Berlim e tem um charme encantador, além de muita coisa para ver. Não é à toa que os moradores de Berlim a consideram a praça mais bonita da cidade, pois ela é merecedora da admiração de turistas e locais! Há duas catedrais quase gêmeas, uma francesa e a outra alemã: a Französischer Dom e a Deutscher Dom. A praça abriga ainda a estátua do poeta e dramaturgo Friedrich Schiller, esculpida pelo alemão Reinhold Begas. A Gendarmenmarkt é cercada por restaurantes e cafés.
3. Pariser Platz
A praça fica no final da Unter den Linden e é uma das praças mais famosas de Berlim. Nela fica localizado o Portão de Brandemburgo, que indicamos no roteiro para conhecer Berlim em um dia, aqui. Por lá você encontra ainda prédios de embaixadas e o parlamento. Um charme!
MUNIQUE
4. Marienplatz
Localizada no centro histórico de Munique, a Marienplatz agrega muito do valor histórico da capital da Baviera. Cartão postal da cidade, a praça foi fundada em 1158 e contém a Coluna de Maria (construída em 1638), a Câmara Municipal, o famoso relógio do prédio da Prefeitura – com bonecos que aparecem em determinados horários do dia e são uma atração à parte… Por lá também acontece o mercado do Natal. Não deixe de visitar a “Praça de Maria” quando estiver em Munique!
5. Karlsplatz
Conhecida também como Stachus – em homenagem a um pub que ficava no local –, a “Praça do Carlos” é bastante agitada e com muito o que ver nela e nos arredores. Uma caminhada no local é suficiente para encontrar as antigas portas de Munique, o Palácio da Justiça e uma parada no chafariz que fica no centro da praça. Estamos em pleno inverno e essa área costuma abrigar uma pista de patinação no gelo. Um passeio diferente e imperdível!
HAMBURGO
6. Rathausmarkt
Uma das principais praças de Hamburgo, a Rathausmarkt concentra bastante da gastronomia e tradição cervejeira alemã. Além disso, abriga importantes eventos durante todo o ano, que ocorrem no Rathausmarkt: desde cinema a céu aberto, passando por festival de música e mercado na época do Natal.
FRANKFURT
7. Römer Platz
Essa praça – localizada em uma área da cidade que preserva a tradicional arquitetura alemã – é bastante característica e lembra logo da primeira imagem que temos quando pensamos na Alemanha. Se você já visitou Gramado, basta pensar na Avenida Borges de Medeiros. A Römer Platz se parece bastante com o visual dessa que é uma das principais avenidas da cidade do sul brasileiro – com forte influência germânica por causa dos imigrantes alemães.
Saiba mais sobre a Alemanha!
SAIBA MAIS SOBRE A ALEMANHAVIEW ALL
Seja em que cidade alemã você esteja viajando nesse inverno, há MUITAS opções de praças para passar uma tarde agradável. Qual a sua preferida? Conta pra gente nos comentários!