O que é roupa térmica: conheça a peça, saiba como funciona e para que serve

O que é roupa térmica: conheça a peça, saiba como funciona e para que serve

Conheça os Melhores Cheesecakes de Nova York Lendo O que é roupa térmica: conheça a peça, saiba como funciona e para que serve 9 minuto Próximo Roupas de frio em Fortaleza-CE: onde encontrar roupas de inverno
Você por acaso já se perguntou o que é roupa térmica? Esta não é uma dúvida incomum entre os viajantes, especialmente se for a primeira viagem para um local bastante frio. Com lugar de destaque em qualquer composição para o frio, a peça não pode faltar na mala. E o erro de deixar a roupa térmica de fora da sua mala cobra caro e pode ser fatal! Ele vai atrapalhar sua viagem e toda a sua diversão, pois garantimos que seu espírito explorador e aventureiro não vai dar as caras quando o frio incomodar.

E como o objetivo é aproveitar o frio e não fugir dele, a Oficina de Inverno traz neste guia tudo que você precisa saber sobre roupas térmicas: o que são, como funcionam, para que servem e muito mais! Vamos lá então?


O que é roupa térmica?

O que é roupa térmica

O que é roupa térmica: conheça a peça que faz a diferença na proteção contra o frio!

A roupa térmica corresponde à primeira camada na montagem do seu look de inverno. Assim, pode ser vista como uma segunda pele térmica. Pode ser uma blusa ou calça produzida com tecido especial e fica colada ao corpo. Mas por quê? Continue a leitura para entender!

Na Oficina de Inverno, desenvolvemos duas roupas térmicas para o frio. Uma delas é a térmica Basics, modelo mais básico e indicado para o frio de até 0°C. Também temos a Super Térmica, nosso modelo exclusivo, indicado para o frio de até -30°C!

Quando se fala em proteção para o frio, você já parou para pensar o que é preciso para ficar bem aquecida(o)? Qual a primeira peça de roupa que você pensa quando se fala no inverno? Um casaco enorme e quentinho, acertamos? É aí que mora o perigo! Os casacos são responsáveis por formar uma barreira para impedir a entrada do frio, mas a térmica é que realmente vai lhe aquecer.

Vale lembrar que há diferentes tipos de roupas térmicas e você pode conhecê-los melhor adiante!


Para que servem as roupas térmicas?

Tão simples quanto parece, as roupas térmicas servem para manter o corpo aquecido. Toda a sua composição, desde tecido, costura, modelagem, punhos e forro (parte interior) trabalham para evitar que haja perda de calor para o ambiente.

Em uma situação de frio moderado (de 5°C a 12°C) e intenso (abaixo de 5°) – ou mesmo ameno (acima de 12°C), se você for mais sensível –, uma boa térmica é indispensável. Nenhum casaco aconchegante vai resolver o problema se você não estiver usando roupa térmica – além da blusa e calça de frio, é claro!

Aliás, aproveitamos para deixar mais uma dica dos Mamutes da Oficina de Inverno: o ideal é que você monte um kit térmico para as suas viagens de inverno. Nele você vai incluir não só a calça e a blusa térmicas, mas meias térmicas, gorro térmico, protetor de orelhas e luva, todos térmicos também.


Como funcionam as roupas térmicas?

A roupa térmica para frio funciona como um isolante térmico. Isto significa que o calor do corpo é mantido, conservado junto à pele, permitindo o aquecimento natural. Veja como ela funciona:

  • Aquecimento de dentro para fora: com a roupa térmica colada ao seu corpo, você tem a garantia de que o corpo permanecerá aquecido mesmo nas mais baixas temperaturas. A roupa térmica trabalha de dentro pra fora para que você possa curtir o inverno bem aquecido.
  • As camadas devem trabalhar juntas: o casaco quentinho impede que o frio entre no corpo e a roupa térmica impede que o calor saia do corpo.
  • Controle e absorção do suor: algumas roupas térmicas, como é o caso da Super Térmica da Oficina de Inverno (modelo exclusivo), também funcionam com controle e absorção de suor, mantendo a pele seca e evitando o resfriamento. É outra de suas características que contribui na manutenção do calor corporal. Assim, você não vai ficar com aquela sensação incômoda de umidade, pois a roupa absorve o suor e o transfere para o exterior.
>> Sobre as camadas de roupa

Tão importante quanto se proteger de fato usando as três camadas, é saber o que cada uma delas representa e o porquê dessa “regrinha”. Isso faz com que cada pessoa faça um uso consciente desse conceito e possa adaptá-lo ao seu estilo e necessidades. No entanto, podemos dizer sem medo de errar que a roupa térmica é um ponto comum na preparação da mala! Se você deseja saber mais sobre o uso de camadas, explicamos aqui o conceito e por quê o uso delas é essencial no inverno.

Comprar roupa térmica


Roupa térmica x segunda pele e ceroula: qual a diferença?

A segunda pele e a ceroula, assim como a roupa térmica, ficam “coladas” ao corpo e é uma camada a mais no look, mas elas não possuem o potencial de aquecimento das roupas térmicas. A composição dos tecidos é diferente e tanto a segunda pele como a ceroula não foram projetadas com este objetivo. A roupa térmica, pelo contrário, foi criada justamente para proporcionar o aquecimento por meio da retenção do calor junto ao corpo, promovendo conforto nas temperaturas mais baixas.


Tipos de roupas térmicas da Oficina de Inverno

Conforme antecipamos no início do post, há diferentes tipos de roupas térmicas. Não, não é tudo igual! Elas podem ter tecidos diferentes, características e propriedades, diferenças na retenção térmica, indicação de temperatura, entre outros. Para mostrar essas diferenças, apresentamos as roupas térmicas da Oficina de Inverno:

1. Roupa Super Térmica

Porque usar roupa térmica no frio?

O que é roupa térmica: conheça a roupa Super Térmica, linha exclusiva da Oficina de Inverno!

A Super Térmica é a melhor opção quando o assunto é roupa térmica. Desse modo, é nossa primeira indicação para os viajantes que enfrentarão o frio intenso, rigoroso. Veja porque ela proporciona a melhor experiência de aquecimento no frio:

  • Dupla camada de proteção: a primeira absorve o suor e a segunda é isolante térmica.
  • Pode ser usada por 7 dias contínuos sem lavar: esta propriedade é oferecida graças ao tecido antibacteriano com nanopartículas de prata.
  • Tecido interno peluciado: o cuidado está em todos os detalhes! A parte interna possui o tecido peluciado, o que significa mais conforto nos movimentos e retenção do calor corporal.
  • Modelagem confortável e discreta: além dos diferenciais mencionados acima, a Super Térmica fica justinha ao corpo e não faz volume. Isto é fundamental no frio intenso, já que você vai vestir outras camadas de roupa por cima da térmica.
  • Absorção de suor: esta característica da Super Térmica é incrível, deixa a pele sequinha na medida!

2. Roupa térmica Basics

Como funciona a roupa térmica

O que é roupa térmica: conheça a roupa térmica Basics, excelente opção para o frio de até 5ºC (para pessoas sensíveis ao frio) e 0ºC (se você é resistente ao frio)

A roupa térmica Basics é outra opção de segunda pele térmica da Oficina de Inverno para quem está buscando uma peça do tipo. Confira porque a térmica Basics é uma ótima escolha:

  • Proteção até 0°C: se você é uma pessoa resistente ao frio e vai fazer uma viagem para um destino com previsão de temperaturas até 0°C, a térmica Basics é uma excelente opção! Para pessoas mais sensíveis ao frio, indicamos o uso até 5°C.
  • Disponível nas cores preta e branca, com gola V ou redonda: se você busca variedade, a térmica Basics é a melhor escolha! As cores e tipos de gola combinam com diferentes modelos e cores de roupas que serão usadas por cima.
  • Pode ser usada como uma roupa normal no frio leve: além da ótima retenção do calor corporal, a térmica Basics pode ser usada como uma blusa normal, se a temperatura não for muito baixa! Entretanto, caso seja mais sensível ao frio, opte pelas nossas Super Térmicas.

Como conservar a sua roupa térmica

As roupas térmicas são muito práticas tanto na lavagem como armazenamento e conservação, não exigindo muito cuidado. Mas é preciso atenção à alguns pontos que ajudarão a manter a sua peça por muitos invernos:

  • Não use amaciante ao lavar a roupa térmica;
  • Não passe ferro na roupa térmica;
  • Não utilize água sanitária para lavar as peças;
  • Guarde a roupa térmica em um local seco e fresco.

Como se vestir no frio com as dicas da Oficina de Inverno

Para ajudá-lo(a) a ir além da primeira camada e montar um look de frio completo, com muito conforto e estilo, selecionamos alguns guias especiais que ajudarão nesta missão:

  • Como se vestir no inverno (leia aqui)
  • Veja os acessórios térmicos essenciais para o frio intenso (leia aqui)
  • Mala de inverno compacta: o guia completo de como montá-la! (leia aqui)

Bônus: quais os melhores fios e tecidos para o inverno?

Para se vestir de maneira adequada no frio, evitando sofrer com as baixas temperaturas, é essencial conhecer os fios e tecidos de cada peça. Será que a sua escolha é adequada para o frio? O que levar em consideração na hora de fazer essa escolha? Tudo isso e muito mais você encontra em nosso e-book gratuito, clique abaixo para conferir!

Quais os melhores fios e tecidos para o inverno

 


Aqui na Oficina de Inverno acreditamos no poder da informação para orientar os melhores clientes a fazerem as melhores escolhas! Por isso, nos dedicamos a levar conforto com estilo para cada peça do nosso iglu. Então não perca tempo e use essas informações para melhorar sua experiência de viagem em lugares frios! Adapte a sua mala a partir de agora e não esqueça das roupas térmicas!

Para mais dicas, acompanhe também a nossa página no Instagram. O perfil é @oficinadeinverno.