Top 10: alguns dos lugares mais frios do mundo!

Top 10: alguns dos lugares mais frios do mundo!

Afinal, quais são os lugares mais frios do mundo? Sabemos que os viajantes por aqui amam desafios e estão sempre em busca de novas aventuras. Por isso, a Oficina de Inverno foi em busca de alguns dos países mais frios do mundo para quem é amante de temperaturas negativas. E coloca negativo nisso! O termômetro chega a marcar -15ºC, -20°C… Que tal -30ºC ou -60ºC? Pretende escolher um desses destinos para desembarcar numa aventura congelante? Então vamos ao nosso Top 10: os lugares mais frios do Mundo!

Top 10: os lugares mais frios do mundo

Para ajudar a solucionar essa questão e, quem sabe, dar ideias de destinos mais diferentes do que você já visitou, preparamos essa super lista. Os lugares selecionados aqui são verdadeiros extremos da natureza; o frio é inacreditável. Vale a pena conferir!

1. Antártida


Vídeo da TV Folha, do jornal Folha de S. Paulo, mostra que na Antártida há gelo por toda parte

Pela área do continente da Antártida, se encontram as menores temperaturas do mundo. E as condições podem ser tão extremas, marcando 89,2°C. Outras características locais são clima muito seco e ainda precipitação que pode até mesmo matar.

2. Oymyakon

Vídeo: canal BBC News Brasil, no YouTube

Segundo informações da BBC (veja aqui), a cidade de Oymyakon, na Rússia, é a cidade mais fria do planeta fora da Antártida. No inverno, as temperaturas por lá marcam, em média, -45°C.

Na Rússia, os ventos são comuns o ano inteiro, sendo eles decorrentes da temperatura média registrar números muito baixos. No mês de janeiro, a temperatura mínima pode alcançar cerca de -27°C e a máxima -8°C. A estação do verão também não é quente como nós brasileiros estamos acostumados. Na Rússia, a temperatura média no verão gira em torno de 3°C, o que simboliza muito frio!

 Saiba mais sobre a Rússia aqui!

3. Alasca

Vídeo: canal Trek Ethos, no YouTube

Muitas partes dos Estados Unidos, em especial a região do Alasca, têm destaque pela temperatura baixíssima, com mínimo de -62°C. E não somente o frio é extremo, são ventos fortes a enfrentar, com risco de temperatura muito fria para as pessoas expostas em qualquer período nessas áreas.

E o Monte McKinley, também chamado de Denali, é o pico mais alto da região norte-americana. É considerada uma das montanhas mais frias do planeta todo. O Denali se localiza no centro do Alasca, com temperaturas médias em registro de menos 40°C; a escalada nessa região é bem difícil.

Para turistas interessados em tanto frio, e que desejam outras opções de aventuras, pelo Parque Nacional de Denali existem lagos, paisagens lindas e rios muito interessantes.

 Saiba mais sobre os Estados Unidos aqui!

4. Estônia

Vídeo: canal Drink Tea & Travel, no YouTube

A Estônia é um país que não apresenta temperaturas extremamente baixas, mas não também não se pode falar que o clima é exatamente tranquilo por lá. Isso se deve à ação das chuvas, bastante corriqueiras, que são responsáveis por baixar acentuadamente a temperatura, independente da época do ano.

5. Finlândia

Vídeo: canal TravelinFinland, no YouTube

Durante o inverno, a Finlândia fica coberta de neve – em torno de 4 meses. A temperatura poderá despencar até a marca de 20 graus negativos. Por sua vez, o verão apresenta um clima mais ameno. A área da Lapônia é a mais gelada nesse país, em especial pelos ventos com característica forte e cortante também.

6. Groenlândia

Vídeo: canal Wide Nature, no YouTube

Nesse país, a temperatura média pode cair até -9°C e a máxima alcança os 7°C, até mesmo em dias dos meses considerados mais amenos. Por todo o país há cobertura de lençol de gelo. Por isso, a luz solar é impedida de adentrar a atmosfera.

7. Canadá

Vídeo: canal Salim Batlouni, no YouTube

O Canadá é um país muito frio, mas as cidades apresentam temperaturas diferentes. Na região das províncias Prairie, o frio é presente, com temperatura podendo alcançar pelo dia -15°C e -39°C durante a noite. Na região, há ocorrência de muitos ventos, o que piora a situação do frio para qualquer pessoa se adaptar.

 Saiba mais sobre o Canadá aqui!

8. Cazaquistão

Vídeo: canal Outdoor Visuals, no YouTube

O país apresenta verão bem quente, mas a estação do inverno é considerada muito fria para viver. A cidade mais gelada é Astana, com chuvas muito fortes e ainda sem regularidade. Por exemplo, pelo inverno, a saída da casa pode gerar perda do dedo do pé pelo fator congelamento. São os chamados frostbites.

9. Mongólia

Vídeo: canal Nomadic Overland, no YouTube

Nesse país, a temperatura média é menor que 0°C pelo inverno. Já entre abril e outubro, pode ocorrer congelamento. Em janeiro e fevereiro a temperatura é gelada, podendo chegar até menos 20°C. Outros sinais de extremo frio nessa região é a água congelada, e precipitação perigosa.

10. Islândia

Vídeo: canal antoine janssens, no YouTube

A Islândia é um país de extremo frio, com gelo para todos os cantos. Pelas regiões inferiores, a temperatura é conhecida na média, por não ultrapassar para cima a marca de 0°C. Nas regiões superiores a temperatura é corriqueira de mais frio que menos 10°C. Pelo período de um ano, a queda é em torno de menos 40°C.


E aí preparados para embarcar em alguma dessas aventuras? Não se esqueça que para enfrentar um frio extremo exige muita proteção, por isso conheça nosso kit de Super Térmicas, modelo exclusivo da Oficina de Inverno. Além de aquecer muito bem, a blusa e a calça Super Térmicas possuem um tecido tecnológico que absorve o suor da pele e é antibactericida. Por isso, elas podem ser usadas por até 7 dias sem precisar lavar. Confira todos os itens essenciais para o frio no site da Oficina de Inverno, e se prepare para uma aventura congelante!