Você sabe como conservar roupas de couro?

Você sabe como conservar roupas de couro?

Como conservar roupas de couro

Para quem gosta de curtir viagens no frio com looks que protegem das baixas temperaturas e estilosos, não pode deixar faltar na mala as peças de couro. Elas são muito versáteis: você pode facilmente ir de um look moderno a um sofisticado com elas, sem perder o conforto e o estilo. E toda essa versatilidade faz com que as peças de couro nunca percam o estilo. Tais peças são atemporais, e podem durar por vários invernos. Para isso, você deve saber como conservar roupas de couro.

Para manter a longevidade do couro e a sua aparência de novo, é importante ter alguns cuidados. Principalmente quem costuma usar suas peças de couro apenas no inverno. A Oficina de Inverno traz o passo a passo para ajudar os mamutes viajantes a conservar roupas de couro da melhor forma.

1. INSTRUÇÕES DE LAVAGEM

Seguir as instruções de lavagem da etiqueta é importante para qualquer peça, mas para as peças de couro é um cuidado que você não pode deixar de ter. Os tipos de lavagem podem variar de acordo com o tipo de couro, por isso é importante estar atento à etiqueta.

Você pode optar pela lavagem profissional, o que vai garantir que serão usados os produtos corretos para a limpeza, sem manchar ou danificar a peça. No entanto, se você optar por lavar em casa, se certifique de estar usando os produtos e processos indicados para não danificar a peça. Uma dica é fazer um teste em uma pequena parte escondida da peça.

2. COMO GUARDAR AS PEÇAS

Como conservar roupas de couro: como guardar

O armazenamento adequado garante a durabilidade das peças

É importante guardar as suas peças de couro em sacos ou capas, protegendo-as de fontes de calor e de luz, que podem manchar e ressecar o material. Entretanto, lembre-se que o couro é uma pele e precisa respirar. Por isso, opte por capas e sacos de TNT ou algodão. O plástico vai deixar a peça sem ventilação e úmida. Utilize cabides acolchoados ou com uma espessura maior nas laterais, para evitar que a peça estique e minimizar os vincos que se formam nas dobras de peças que ficam muito tempo guardadas. Para isso, cabides de madeira são resistentes e bastante indicados.

3. DEIXE AS PEÇAS SECAREM

Como conservar roupas de couro: pendurar em local arejado

Deixar as roupas de couro em locais arejados após o uso é outra forma de conserva-las

O couro tende a absorver muita umidade, e corre um risco maior de mofar. Logo, é importante deixar as peças receberem ventilação antes de guardar. Deixe as peças de couro penduradas em um local ventilado e na sombra após o uso. Não deixe as peças secando ao sol, isso pode danificar a cor do couro!

Se a sua peça mofar, leve-a para lavar em uma lavanderia profissional. É a melhor forma de remover o mofo sem danificá-la.

4. GUARDE AS PEÇAS SEMPRE LIMPAS

Como conservar roupas de couro: lavagem das peças

A limpeza pode ser feita em casa ou em um local especializado, como uma lavanderia

Cheque as suas peças antes de guardá-las. Se você guardar suas peças de couro com alguma sujeira, ela pode grudar no couro e manchar. Utilize um pano macio, levemente úmido, para limpar pequenas área, sempre delicadamente e em movimentos circulares. Depois, deixe a peça secar, durante a secagem, “penteie” levemente a área úmida com uma escova de cerdas bem macia. Isso vai evitar que o corante do couro se acumule na parte úmida e manche a peça.

OUTRAS DICAS

COMO LIDAR COM OS VINCOS

 Guarde a peça da forma que se formem menos dobras possíveis. Para pequenos vincos, você pode passar o ferro com cerca de 40° C, com um pano fino ou papel manteiga entre a peça e o ferro. Isso irá remover vincos leves. Para os vincos mais fortes, é recomendado levar a peça para uma lavanderia profissional para remover.

HIDRATE A PEÇA

Como conservar roupas de couro: hidrate a peça

Assim como a pela, o couro também requer o uso de hidratante para conserva-lo

Sim, as peças de couro precisam ser hidratadas. Como o material é uma pele, há a possibilidade de ressecar. Isso pode causar rachaduras, danificando a peça. A hidratação vai evitar que o couro descasque e o manterá com aspecto de novo por mais tempo. Você pode utilizar um hidratante comum para pele, sem cheiro, ou um hidratante específico para o couro, se não se importar em pagar um pouco mais por isso. Passe um pouco do hidratante com o auxílio de um pano macio na superfície do couro, fazendo movimentos leves e circulares. Depois, deixe o couro secar naturalmente. Faça a hidratação pelo menos duas vezes por ano. Você também pode fazer depois das lavagens, ou quando você achar necessário.

As peças de couro são versáteis, atemporais e são excelentes para barrar o frio e o vento. Perfeitas para quem busca estilo e conforto, as peças de couro não podem faltar no seu guarda-roupa de inverno… e nem os cuidados com elas.

Não esqueça de visitar o nosso Iglu para conferir as nossas peças de couro. Você ainda tem alguma dúvida sobre como conservar roupas de couro? Fale com a gente nos comentários, estamos prontos para te ajudar!

Confira também as vantagens da jaqueta de couro nesse post dos Esquimós de Estilo da Oficina de Inverno.