Você sabe o que é o tweed? Saiba mais e veja dicas de looks!

Você sabe o que é o tweed? Saiba mais e veja dicas de looks!

O tweed é um clássico no inverno! Essa é uma das afirmações mais verdadeiras do mundo da moda e com uma longa permanência nos guarda-roupas, tanto femininos como masculinos. Isso porque, adquirir uma peça produzida com o material é garantia de uso em vários invernos, seja pelo estilo atemporal como pela durabilidade desse tecido, bastante resistente. Recebemos questionamentos a respeito da peça no Iglu Fortaleza e, pensando nisso, a Oficina de Inverno tira todas as dúvidas sobre o tweed neste post!

VOCÊ SABE O QUE É O TWEED?

O tweed é um tecido com lã de fio grosso na composição, como base do material. A trama dele é simples, o tecido é encorpado, grosso e as peças produzidas com ele ficam bastantes elegantes.

Criado no final do século XIX na região do rio Tweed, localizado na Escócia, o tecido recebeu o mesmo nome. Outras vertentes dessa história afirmam que tweed é, na verdade, uma derivação do nome twill, que significa sarja.

Predominante no guarda-roupa masculino, a adesão pelo público feminino é responsabilidade da estilista francesa Coco Chanel, que em 1954 utilizou o tweed para confeccionar uma peça que seria uma de suas marcas registradas: o tailleur Chanel, formado por casaco e saia. Usado em casacos, calças e vestidos, o tecido é um queridinho desde então!

Tweed

 

A duquesa Kate Middleton com uma saia de tweed (foto 1); na segunda foto, modelo com casa desse material – Fotos: Reprodução/Pinterest

Em vídeo produzido pela própria grife, o então diretor criativo da Chanel, Karl Lagerfeld conta a história do casaco (ative as legendas!). Segundo ele, “a jaqueta Chanel é uma peça masculina que virou tipicamente feminina. Tornou-se um símbolo absoluto de uma elegância feminina descontraída, atemporal, portanto, de qualquer época”.

Nesse vídeo é explorado ainda o fato de como a inventividade da estilista Coco Chanel estava alinhada com o espírito do tempo, onde havia uma busca intensa por uma moda que trouxesse frescor e modernidade. Ao mesmo tempo, a própria Chanel, em um filmagem da época, fala como as mulheres buscavam liberdade também nas roupas. A dupla casaco + saia trouxe isso para o dia a dia das mulheres.

O ESTILO: SOFISTICADO OU CASUAL?

Tweed

O vestido (foto 1) e o casaco de tweed (foto 2): puro charme! – Fotos: Reprodução/Pinterest

A versatilidade do tweed é evidenciada nos diferentes estilos que o tecido pode assumir no look de inverno. Dependendo da composição, você pode ter um estilo mais descontraído e casual ou mais sofisticado. O tecido pode compor looks para o dia ou noite, em situações diversas – seja um brunch ou aquele jantar importante. Tudo vai depender da sua preferência pessoal e imaginação. E os Esquimós de Estilo da Oficina de Inverno estão aqui para ajudar!

 

EM QUE TEMPERATURA USAR O TWEED?


Casaco Luxemburgo, no Iglu Teresina – Foto: Oficina de Inverno

Por ser um tecido encorpado, o tweed é ideal para ser utilizado no inverno. Indicamos o uso dessa peça em temperaturas do frio ameno ao intenso. Ou seja, essas peças podem ser usados desde temperaturas como 15ºC a 8ºC, por exemplo.

O que vai fazer a diferença aqui é o uso de camadas. No frio ameno, elas não são tão necessárias – a não ser que você tenha sensibilidade maior ao frio. Já no frio moderado e intenso, é preciso utilizar roupa térmica e casacos mais poderosos para completar o look.

DICAS DE LOOKS COM TWEED

Tweed

O casaco Vitoria confere elegância para os looks mais casuais – Foto: Oficina de Inverno

Como falamos, com o tweed podem ser produzidos desde shorts a calças, saias, vestidos, casaquetos e casacos. Uma dica é escolher um desses tipos de peça como destaque, caso queira incorporar outros estilos e texturas à sua produção. Por outro lado, você pode compor um look all-tweed, como é o caso do famoso tailleur da Chanel.

Você pode montar um look mais despojado para o frio ameno ou moderado com um short de tweed, meia térmica + meia-calça, blusa de lã, casaco e bota de couro cano curto. Para complementar, pode adicionar acessórios de frio, como cachecol ou gorro. Essa mesma composição pode ser feita com a saia no lugar do short, o que garantirá um look mais sofisticado e elegante.

Para algo mais clássico, você pode usar com uma calça desse material, casaco e bota cano longo. Ou, ainda, com um vestido de tweed.

casaco de Tweed Vitoria, da Oficina de Inverno, une o clássico e a modernidade. Seguindo esse modelo já bastante elegante, a trama é mais delicada e os bolsos bastante discretos.

Que outras composições com peças de tweed você faria? Conte pra gente nos comentários! Caso queira compartilhar imagens de looks de viagem em que você usou o tweed, é só marcar a hashtag #mamutesviajantes no Instagram ou nosso perfil: @oficinadeinverno.